Turismo Rural

Delícias de Arvoredo: nova Rota de Turismo Rural é lançada no Oeste

Um trajeto com todos os encantos que a natureza oferece


Publicado em: 14/08/2019 às 08:20hs

Delícias de Arvoredo: nova Rota de Turismo Rural é lançada no Oeste

Assim pode ser definida a Rota de Turismo Rural Delícias de Arvoredo que será lançada no Sítio Picolli – uma das propriedades que compõem o projeto. A iniciativa é do Sebrae/SC e da Prefeitura.

Arvoredo é um pequeno município formado por população de quase três mil habitantes. A Delícias de Arvoredo é um roteiro de compras no meio rural formada por nove propriedades que apresentarão e comercializarão produtos como panificados, chás, mel, cítricos, cuias personalizadas para chimarrão, entre outros. A estrutura também comporta o camping – único espaço que é destinado somente para visitação.

A programação do roteiro também contará com almoço típico italiano e encerra com café rural no Sítio da família de Neusa Picolli. Tudo mediante reserva. “Será um momento para o visitante conhecer a forma de produção e a origem de produtos feitos com matéria-prima natural, além da oportunidade de apreciar momentos de tranquilidade em meio à natureza”, observa a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sílvia Nowalski.

Para a criação da Delícias de Arvoredo também foi realizada uma pesquisa em Chapecó, onde está situado o principal público-alvo da Rota. Segundo levantamento, mais de 90% dos entrevistados gostariam de conhecer a rotina do campo, a forma como os alimentos são produzidos, apreciar a culinária e outros aspectos do meio rural. Outro ponto que sustenta o projeto é a busca cada vez maior por qualidade de vida e alimentos saudáveis. “E é isso que estamos vendendo: saúde, qualidade de vida e bem-estar”, explica a consultora que destaca também a vocação das famílias do interior para receber. “Elas sentem prazer em abrir as portas da sua casa e da propriedade, e sabem acolher como nenhum outro”.

A prefeita Janete Bianchini está otimista com o projeto e, entre outras ações, disponibilizou toda a sinalização do roteiro, além de apoiar o processo de melhoria nas propriedades. A prefeitura também conseguiu recursos do Ministério do Turismo para a construção de uma ciclovia, que servirá para apoiar o projeto de turismo local. A obra já iniciou.

O interior tem uma característica nobre. “É formado por famílias acolhedoras e que sentem prazer em receber bem. São pessoas que costumam valorizar a união e a partilha”, salienta Silvia.

A analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, ressalta que a iniciativa representa mais um projeto que surgiu para consolidar o turismo rural no Oeste catarinense. “O Poder Público e os produtores rurais apostaram na ideia, o que oportunizou colocar em prática algumas transformações que tornaram esse projeto uma realidade que será essencial para movimentar a economia local. Trata-se de mais uma ação do Sebrae que integra o projeto Destinos Turísticos Inteligentes que foca na competitividade ao setor e possibilita experiência de qualidade aos turistas”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias