Meio Ambiente

Dados de 2018 mostram que 95% dos desmatamentos foram ilegais em MT

No ano passado houve recuo de 10% na área desmatada e maior concentração nas grandes propriedades rurais


Publicado em: 09/08/2019 às 10:00hs

Dados de 2018 mostram que 95% dos desmatamentos foram ilegais em MT

O desmatamento registrado em Mato Grosso entre agosto de 2107 a julho de 2018 recuou 10% para 998 km², mas um dado alarmante é que 95% da área foi desmatada de forma ilegal, pois ocorreu sem autorização do órgão ambiental. As informações são de um estudo elaborado pela organização não-governamental Instituto Centro Vida (ICV).

Segundo a organização, dos 360 mil km² de área original do Cerrado em Mato Grosso, quase metade (45%) já foi desmatada.

De acordo com a análise das características do desmatamento realizada pelo Instituto Centro de Vida, cerca de um terço de todo desmatamento no Cerrado mato-grossense ocorreu em imóveis rurais cadastrados e em áreas contínuas de mais de 50 hectares, “ou seja, facilmente detectáveis via imagens de satélite”.

Alice Thuault, diretora adjunta do ICV, disse que “é urgente que o Poder Público tome medidas sérias para conter a ilegalidade. Há medidas possíveis, aliando tecnologia e inteligência para focar a fiscalização nas áreas críticas”.

A análise realizada pelo ICV mostra que os polígonos de desmatamento com mais de 50 hectares respondem por 71% do total. “A comparação com o período anterior indica uma tendência de aumento das grandes derrubadas – foram 10% a mais de ocorrências em grandes polígonos.”

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias