Capacitação

Curso oferece diagnóstico sobre qualidade da semente de soja

A 69ª edição do curso Diacom: tetrazólio e patologia de sementes será realizada de 5 a 9 de novembro na Embrapa Soja, em Londrina (PR), tem o objetivo de apresentar um diagnóstico sobre as possíveis causas e identificação de problemas de qualidade na semente de soja


Publicado em: 15/10/2018 às 08:40hs

Curso oferece diagnóstico sobre qualidade da semente de soja

Com carga horária de 35 horas, o curso é dirigido a profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes. A programação teórica e prática abrangerá conhecimentos sobre a metodologia dos testes de tetrazólio e de patologia de sementes, bem como informações recentes sobre tecnologia de produção de semente de soja.

De acordo com o coordenador do curso e pesquisador Fernando Henning, o teste de tetrazólio revela a viabilidade e o vigor das sementes sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos. “Nas práticas de laboratório em tetrazólio os participantes poderão identificar danos mecânicos e os causados por percevejos e deterioração por umidade além de estimar os níveis de vigor e o potencial de germinação da semente”, explica.

Por outro lado, o teste de patologia de sementes, feito por meio do método do papel de filtro, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação. “Por meio do Diacom é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam ocasionadas por fungos”, explica Henning. “Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos, o que permite a seleção de fungicidas mais adequados para o seu tratamento”, diz.

Inscrições pela internet: http://eventos.conferencebr.com/69diacom/index.php

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias