Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


Curso aborda manejo de pragas em unidades armazenadoras de grãos e sementes

O curso é dirigido a aproximadamente 40 profissionais de unidades armazenadoras de grãos e sementes, gestores, supervisores, técnicos e operadores.

De acordo com o coordenador do curso, Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja, o objetivo é treinar os participantes em técnicas de manejo de pragas de grãos e de sementes armazenados, com ênfase em medidas preventivas, curativas, métodos de controle, amostragem e monitoramento, da produção ao armazenamento, visando à manutenção com alta qualidade.

Lorini explica que as espécies de besouros e de traças são responsáveis pela deterioração de lotes de grãos e de sementes armazenados no Brasil. Estas pragas perfuram a semente para se alimentar, causando prejuízos na qualidade dos grãos e também provocando perdas econômicas. O MIP é um conjunto de tecnologias que vem sendo indicado para se minimizar os danos provocados pelas pragas em grãos e sementes armazenados.

“Recomendamos que o ambiente de armazenagem seja limpo e higienizado antes de receber novos lotes de semente. Outra etapa é a identificação dos focos das pragas como os pontos de entrada e também de seu abrigo. Geralmente nas correias de transporte, nos elevadores, nos túneis, nos fundos dos silos de armazenagem e em máquinas de beneficiamento. Também é recomendação do MIP que seja feita a identificação correta de cada praga para a utilização do controle adequado”, destaca Lorini.

Atualmente o único método curativo disponível para eliminar as pragas é a utilização de pastilhas que promovem a liberação do gás fosfina, nos lotes de sementes. O processo de expurgo das pragas exige a vedação do silo ou do lote de sementes utilizando lonas plásticas. Para garantir a eficiência do expurgo, é necessário medir a concentração da liberação do gás durante o processo.

O tratamento preventivo das sementes é feito com inseticidas protetores de origem química ou natural. Os inseticidas líquidos aplicados às sementes beneficiadas são químicos que conseguem prevenir a infestação dos insetos.

Os interessados podem se inscrever aqui pelo site do evento.

Data de Publicação: 17/09/2019 às 07:20hs
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: