Internacional

Crise com coronavírus na China trava exportações de maçãs no Brasil

Segundo Abrafrutas, faltam contêineres para embarcar o produto até o país asiático


Publicado em: 26/03/2020 às 18:00hs

Crise com coronavírus na China trava exportações de maçãs no Brasil

O avanço do coronavírus já causa impacto nas exportações de frutas brasileiras, em especial de maçãs. A dificuldade é agravada porque mais de 11 mil contêineres frigoríficos que seriam usados para o transporte da fruta estão parados no porto de Shénzhen, na China.

Os contêineres levaram carnes brasileiras que ainda não foram descarregadas por causa das paralisações na cadeia logística do país asiático em função do vírus.

“Caiu o consumo porque as pessoas não conseguem sair de casa. Não temos contêineres para levar as maçãs, então, realmente está preocupando”, diz Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivado (Abrafrutas).

Segundo ele, embora a demanda seja menor normalmente pelo período, os importadores de frutas da Holanda – principal porta de entrada dos produtos brasileiros, pelo porto de Roterdã – têm registrado quedas drásticas nas vendas de produtos exóticos perecíveis pelos consumidores europeus.

“Os relatos que estamos tendo de outros exportadores de frutas e dos nossos importadores é que a situação está bastante preocupante, até crítica lá fora, porque está tendo uma corrida aos supermercados, e as pessoas estão se abastecendo de produtos básicos, não perecíveis e têm evitado produtos importados, que chamam de exóticos. Isso sem contar as questões de fechamento de fronteiras”, comentou Barcelos.

VALE DO SÃO FRANCISCO

No Vale do São Francisco, as exportações de frutas para os Estados Unidos e Europa ainda seguem com certa normalidade, segundo relatos de produtores e profissionais.

Na região, não há casos suspeitos de coronavírus, mas a prefeitura de Petrolina (PE) já divulgou um protocolo com medidas de contenção da doença, como restrições de eventos com mais de cem pessoas, quarentena de sete dias para pessoas oriundas de outros países e suspensão de férias de servidores.

Reuniões de cooperativas foram canceladas, e a diretoria de algumas delas estão se reunindo para decidir as medidas que serão adotadas nas indústrias para evitar a disseminação da doença e para que as atividades não sejam afetadas.

Fonte: ABRAFRUTAS

◄ Leia outras notícias