Soja

Crescimento na produção da soja segura redução da estimativa da safra 2018

A safra agrícola em 2018 deve ser de 226,2 milhões de toneladas, 6% menor que a de 2017


Publicado em: 17/10/2018 às 19:20hs

Crescimento na produção da soja segura redução da estimativa da safra 2018

No entanto, a previsão para a safra de soja continua sendo recorde, com estimativa de 117,3 milhões de toneladas, um aumento de 2% frente ao ano passado. As informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro, divulgado hoje pelo IBGE.

Já as safras do milho e do arroz, que juntamente com a soja respondem por 92,8% da produção nacional, deverão ter queda de 18,6% e 5,7%, respectivamente. Segundo o gerente da pesquisa Carlos Antônio Barradas, as safras do milho e do arroz foram prejudicadas pelo atraso das chuvas de verão e pela redução da área plantada.

“A soja, hoje, é o principal produto da agricultura brasileira. O produtor vem optando por aumentar a área plantada da soja em detrimento do milho, porque a expectativa de rentabilidade é bem maior. Os preços se encontram firmes no mercado internacional, em face da crescente demanda chinesa. Além disso, a desvalorização do real frente ao dólar aumentou a competitividade da soja brasileira em relação aos demais produtores”, explica.