Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


COPAGRIL: Revisão e regulagem das máquinas são indispensáveis para sucesso na semeadura

Regulagem - Uma boa regulagem dos equipamentos contribui para melhor qualidade no processo, com distribuição regular das sementes e do adubo. Evitando o desperdício de insumos e falhas nas linhas semeadas, favorecendo o desenvolvimento da cultura de modo uniforme, com reflexo em produção e qualidade da lavoura.

Discos - O primeiro passo na regulagem da semeadora é a escolha correta dos discos e anéis que serão utilizados. Após a escolha do disco, deve-se realizar um teste prático para confirmar a precisão: com o disco em mãos e uma pequena amostra de sementes, escolhe-se o anel com friso para sementes redondas ou liso para sementes chatas.

Engrenagens - A combinação de engrenagens é a responsável pela distribuição do número de sementes na linha de plantio. Deve-se escolher a relação de engrenagem que mais se aproxima do número de sementes desejado por metro linear, observando a distribuição, a profundidade e, em especial a uniformidade do plantio. Avaliando as condições do solo conforme as características de cada talhão.

Monitoramento - A regulagem precisa ser constantemente monitorada e caso necessário, devem ser feitas novas regulagens durante a semeadura.

Adubo e velocidade - Além das sementes, o operador necessita ter atenção especial para a profundidade e o local de deposição do adubo. Obrigatoriamente, deve ser posicionado ao lado e abaixo da semente, evitando-se efeitos de salinização e uma possível redução na taxa de germinação e emergência. A velocidade de trabalho da semeadora deverá ficar entre 4 e 6 km/hora para regularidade de distribuição das sementes e do fertilizante.

Assistência técnica - Caso o produtor tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com os profissionais da Copagril para assistência técnica e orientações, bem como a aquisição de peças e implementos novos.

Data de Publicação: 10/09/2019 às 07:40hs
Fonte: Imprensa Copagril
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: