Outros

Cooperativa constrói usina elétrica e distribuição será feita sem custos para produtores de café

Visando atender os pilares da economia de caixa e economia sustentável, a cooperativa Coopervitae, voltada à agricultura familiar em Nova Resende/MG, está construindo uma usina de energia fotovoltaica, com o objetivo de distribuir energia de maneira gratuita aos cooperados


Publicado em: 11/05/2020 às 09:20hs

Cooperativa constrói usina elétrica e distribuição será feita sem custos para produtores de café

O presidente Alessandro Marcos de Miranda explica que a construção será feita com os prêmios obtidos pelo sistema de vendas da cooperativa, com o sistema Fair Trade (comércio justo). “Compradores e clientes pagam um valor justo pelo café ,o comprador não pode pagar menos que 120 centavos de dólar por libra peso e além disso para cada saca de café vendida recebemos também um bônus que se chama prêmio Fair trade no valor de 20 centavos de dólar por libra peso”, explica. Segundo o presidente, o prêmio deve ser repassado às famílias produtoras, mas não em reais. “É preciso desenvolver projetos que irão impactar economicamente na vida das famílias”, comenta.

Segundo Fernando Oliveira Madeira, tesoureiro da cooperativa, as placas já foram compradas e a instalação deve acontecer na próxima semana. “A cooperativa adquiriu duas pequenas propriedades para a construção da usina e a distribuição será 100% gratuita aos pequenos produtores”, afirma. Além da redução de custos na produção do café, Fernando destaca que a ação é equivalente ao plantio de 23 mil árvores e pode resultar em uma economia de bilhões de litros de água.

De acordo com a Coopervitae, o valor total da usina será em torno de 750 mil reais e irá beneficar mais de 120 famílias de pequenos produtores, gerando em torno de 24000 kilowats por mês. "Um dos objetivos é que o produtor tenha essa economia no caixa e possa usar o dinheiro para fazer um passeio em família ou até mesmo que investa mais na sua produção de café", destaca Fernando.

O valor dos prêmios, segundo Alessandro, também deve ser gasto com projetos de melhoria da qualidade de café. "Onde a gente tem promovido concurso municipal de qualidade de café. Além disso, também pagamos um provador de café e um técnico agrícola", destaca.

Fonte: Rede Social do Café

◄ Leia outras notícias