Arroz

Conheça os benefícios do sulfato de cálcio granulado em lavouras de arroz

Através de testes foram identificadas melhorias química, física e biológica do solo


Publicado em: 30/06/2020 às 08:20hs

Conheça os benefícios do sulfato de cálcio granulado em lavouras de arroz

Algumas áreas de produção de arroz irrigado na região Sul do estado de Santa Catarina enfrentaram condições de falta de água durante a safra 2019/2020. Em algumas delas, a estiagem em fases críticas da cultura ocasionou reduções significativas na produtividade.

No entanto, produtores que investiram em produtos que atuam como condicionadores de solo e proporcionam maior crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, conseguiram manter e até mesmo aumentar a produtividade da lavoura, mesmo em condição de estresse hídrico.

Uma alternativa eficaz, segundo técnicos, para nutrir e estabilizar os solos no cultivo de arroz irrigado, é o uso adequado de condicionadores de solo. Como exemplo, o sulfato de cálcio granulado, capaz de promover a melhoria química, física e biológica do solo, que serão significativas para o desenvolvimento de culturas como o arroz.

O produtor de arroz Marcos Cardoso Martins participou do estudo realizado pela SulGesso, no município de Praia Grande (SC). Em sua lavoura, o produtor aplicou um volume total de 5 toneladas do sulfato de cálcio granulado, produto chamado SulfaCal, em diferentes áreas e doses, verificando aumentos significativos na produtividade da lavoura. Em uma das áreas onde foi aplicado o produto, as plantas passaram por uma condição de estresse hídrico durante 10 dias, em fase crítica de desenvolvimento da cultura, e não reduziram sua produtividade. Cabe destacar que o produtor obteve um ganho de 10 sacas por hectare quando comparado à área que passou pela mesma condição de estresse hídrico e não foi utilizado o SulfaCal.

De acordo com o estudo, a utilização do sulfato de cálcio granulado proporcionou uma maior tolerância das plantas à condição de falta de água e contribuiu para que não ocorressem perdas significativas na produtividade da lavoura. O engenheiro agrônomo e responsável técnico pelas áreas de produção de arroz da família, Marcos Cardoso Martins Jr., relata os resultados observados: "Onde não aplicamos o sulfato de cálcio e faltou água, as plantas começaram a apresentar sintomas de estresse hídrico mais rapidamente, enquanto que, onde foi aplicado o produto, as plantas de arroz se mantiveram verdes por mais tempo e não reduziram a produtividade, mesmo em uma condição de falta de água", explica o agrônomo.

Os principais fatores a se considerar na aplicação de sulfato de cálcio granulado na cultura do arroz são a quantidade, a época e modo de aplicação, como explica a responsável pelo estudo, Jussara Cristina Stinghen. “A quantidade de sulfato de cálcio a ser aplicada é determinada pelas características do solo, através de uma análise criteriosa realizada em um laboratório de confiança do produtor. A absorção dos nutrientes, de modo geral, é influenciada por diversos fatores. Os técnicos ressaltam que os resultados podem estar atrelados à qualidade do fertilizante, à condição de equilíbrio da solução do solo, aos períodos e às doses adequadas de fertilizante, que devem ser recomendadas por um engenheiro agrônomo”, destaca a especialista.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias