Governo

Conab lança edição histórica sobre participação dos produtores na receita bruta da agropecuária

A edição compõe o acervo histórico que vem sendo montado pela estatal para traçar o panorama do comércio de produtos agrícolas e pecuários e formar um mapa anual dos valores de cada safra


Publicado em: 06/12/2019 às 16:00hs

Conab lança edição histórica sobre participação dos produtores na receita bruta da agropecuária

Os resultados da receita bruta dos produtores rurais brasileiros para 40 cultivos agropecuários do país na safra 2015-2016 foram publicados nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A edição compõe o acervo histórico que vem sendo montado pela estatal para traçar o panorama do comércio de produtos agrícolas e pecuários e formar um mapa anual dos valores de cada safra. A ideia é garantir o conhecimento futuro da participação dos produtores na receita bruta da agropecuária brasileira.

A publicação apresenta os números mensais e anuais estratificados por unidade da federação, para estimar o total de liquidação da safra e determinar a importância de cada estado no valor total da receita e a sua participação na produção nacional. Nesta edição, os resultados mostram que, quanto à natureza da atividade, 61,69% são provenientes da agricultura e 38,31% da pecuária. Entre os produtos agrícolas, o grupo “oleaginosas” é o que apresenta o maior faturamento, sobretudo em virtude do valor apurado para a soja. Na pecuária, o destaque é para a carne bovina, medida de acordo com o abate mensal e o comércio da carcaça.

O cálculo da receita bruta no estudo é resultante da multiplicação dos preços de venda pela quantidade produzida. O indicador é crucial para entender a dinâmica da agropecuária nacional. Além de permitir a análise do faturamento do setor e estimar a geração de renda no meio rural, possibilita conhecer a situação econômica conjuntural dos produtos e áreas a eles relacionadas, bem como acompanhar o comportamento dos preços e da produção e traçar estratégias de acordo com a direção das mudanças.