Aquicultura e Pesca

Codevasf publica novas edições dos manuais de criação de peixes

O objetivo é oferecer uma fonte de consulta técnica atualizada ao público beneficiário, especialmente pequenos e médios produtores, pescadores artesanais, técnicos extensionistas, estudantes e professores


Publicado em: 20/05/2019 às 08:00hs

Codevasf publica novas edições dos manuais de criação de peixes

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou novas edições dos manuais "Criação de peixes em tanques-rede" e "Criação de peixes em viveiros". O objetivo é oferecer uma fonte de consulta técnica atualizada ao público beneficiário, especialmente pequenos e médios produtores, pescadores artesanais, técnicos extensionistas, estudantes e professores. No total, estão disponíveis 14 mil exemplares impressos.

As publicações possuem linguagem simples, mas tecnicamente qualificada e explicativa das diversas etapas da piscicultura nos dois sistemas de produção. Entre os assuntos abordados estão: elaboração de projetos, construção da infraestrutura, legalização do empreendimento, qualidade da água, manejo produtivo, principais espécies de peixes, doenças e linhas de créditos.

"Esses manuais são importantes para difusão da piscicultura, pois abordam duas das principais técnicas usadas pela atividade na atualidade, que são a criação de peixes em tanques-rede e a criação de peixes em viveiros. Além dessa importância, que por vezes ultrapassa fronteiras da área de atuação da Codevasf, eles servem como material didático nas capacitações realizadas pela empresa", afirma o engenheiro de pesca e chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Hermano Santos.

A distribuição dos exemplares impressos é gratuita. Os interessados podem enviar a solicitação, com os dados do destinatário, para o e-mail biblioteca@codevasf.gov.br. Também é possível solicitar pelo telefone (61) 2028-4679 ou enviar carta/ofício para a Gerência de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no endereço SGAN 601, Módulo I, Edifício Dep. Manoel Novaes, sala 306, Brasília/DF, CEP: 70830-019.

O download gratuito da versão digital de cada manual está disponível no site da Codevasf, no menu Publicações: www.codevasf.gov.br/principal/publicacoes/publicacoes-atuais.

Além disso, os manuais de "Criação de peixes em tanques-rede" e "Criação de peixes em viveiros" serão distribuídos em cursos, palestras e eventos voltados ao desenvolvimento da aquicultura realizados ou apoiados pela Codevasf, inclusive em ações das Superintendências Regionais e dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia.

Considerando os dois manuais, já foram distribuídos em todo o Brasil mais de 65 mil exemplares impressos pela Codevasf e pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura – hoje Secretaria da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Codevasf

◄ Leia outras notícias