Gestão

Codevasf promove evento sobre reutilização da água para fins agrícolas

Discutir os parâmetros e critérios de segurança para o reaproveitamento de água


Publicado em: 08/04/2019 às 14:20hs

Codevasf promove evento sobre reutilização da água para fins agrícolas

Essa é a proposta do workshop "Reúso de efluentes de Estação de Tratamento de Esgotos para Irrigação Agrícola" que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, no próximo dia 10 de abril, na sede da empresa, em Brasília. As inscrições vão até o dia 9 de abril. Os interessados devem se cadastrar no site da empresa no link. As vagas são limitadas. O evento conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), pasta a qual a Companhia é vinculada .

De acordo com o diretor-presidente da Codevasf, Marco Aurélio Ayres Diniz, "o objetivo principal do encontro é a sistematização de conhecimentos com vistas ao enriquecimento de acervo para discussão e propostas de ações sobre o reúso de efluentes tratados para irrigação. Trata-se de um tema de suma importância, tendo em vista o seu impacto socioambiental positivo e a atual escassez hídrica em muitas regiões".

A programação do evento terá início às 8h30 com o credenciamento dos participantes. A abertura será às 9h com a presença do diretor-presidente da Codevasf, diretores da empresa e autoridades convidadas. Durante todo o dia, engenheiros, técnicos, pesquisadores, cientistas, legisladores, servidores públicos, professores, estudantes e outros interessados no tema discutirão diversos aspectos do reúso da água.

O evento será dividido em três blocos. O primeiro, das 10h às 12h será sobre pesquisas, estudos, investigações convergentes ao uso de água de esgotamento sanitário tratadas na irrigação agrícola, com as palestras "Reúso de efluentes na produção de hortaliças: limitações e oportunidades" (pesquisador e engenheiro ambiental Carlos Eduardo Pacheco Lima, da EMBRAPA); "Esgotos Sanitários para fins agrícolas: aspectos técnicos, legais e contribuições para regulamentação" (engenheira química Miriam Cleide, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF) e "Contribuições e desafios para reúso de efluentes de esgotamentos sanitários tratados na irrigação agrícola" (engenheiro agrícola Délvio Sandri, professor da Universidade de Brasília – UNB).

Os demais blocos de palestras acontecerão no horário da tarde, das 14h às 17h. Na primeira parte serão abordados os temas sobre política de governo para reúso, normas e legislação, com as palestras "Plano de ação para políticas de reúso sanitários tratados" (engenheiro civil Sérgio Brasil Abreu, do MDR); "Obstáculos e estratégias de ação para efetiva implementação do reúso agrícola de água no Brasil" (engenheiro agrícola Claúdio Ritti Itaborahy, da Agência Nacional de águas – ANA). No bloco seguinte, o assunto será planejamento e apresentação de exemplos de projetos comerciais de reúso de água, com as palestras "Planejamento de reúso de efluente de esgoto sanitário na agricultura" (engenheiro químico José Carlos Mierzwa, professor da Universidade de São Paulo - USP) e "Reúso de água no Semiárido brasileiro" (engenheiro sanitarista e ambient al Mateus Mayer, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido – INSA/MCTI).

O workshop será transmitido por videoconferência para todas as Superintendências Regionais da Codevasf.

Inscrições e mais informações

Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

◄ Leia outras notícias