Bovinos de Corte

Circuito Nelore de Qualidade de Mineiros (GO) e Bataguassu (MS) evidenciam a precocidade e a qualidade do Nelore

Os abates técnicos foram realizados em unidades da Marfrig Global Foods e evidenciaram a evolução genética da raça


Publicado em: 05/11/2018 às 13:40hs

Circuito Nelore de Qualidade de Mineiros (GO) e Bataguassu (MS) evidenciam a precocidade e a qualidade do Nelore

As avaliações de carcaças realizadas nas etapas do Circuito Nelore de Qualidade em Mineiros (GO) e Bataguassu (MS) comprovam os resultados obtidos através da seleção genética do Nelore. Esta evolução tem contribuído para os ganhos de eficiência, produtividade e rentabilidade dos criadores, além de promover a melhoria da qualidade da carne dos animais da raça. Nestas duas etapas, foram avaliados quase 2.500 animais, com destaque para a idade de abate, peso e acabamento de gordura observados.

“As etapas do Circuito Nelore de Qualidade evidenciam claramente a evolução da raça Nelore. A precocidade dos animais contribui muito para a produção de carne de qualidade, macia e saborosa. A ACNB promove as avaliações de carcaças há mais de 15 anos. É uma ferramenta para o produtor conhecer melhor a sua produção”, destaca Guilherme Alves, gerente de produtos e responsável pelo Circuito Nelore de Qualidade da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Promovido pela ACNB, em parceria com suas Associações Regionais Conveniadas, e com o patrocínio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, o Circuito Nelore de Qualidade auxilia os pecuaristas participantes a identificar os pontos a serem aperfeiçoados. Assim, ele tem condições de produzir cada vez melhor, elevando seus índices produtivos e produzindo animais Nelore de muita qualidade.

A programação de cada etapa do Circuito conta também com a realização de uma reunião entre os produtores da região, para o intercâmbio de experiências, o debate de assuntos importantes para a atividade, e o conhecimento de novas tecnologias para a produção, além é claro da confraternização entre os participantes.

Etapa de Bataguassu (MS): Realizada na unidade da Marfrig Global Foods, com o apoio da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, a etapa recebeu 1.311 animais, sendo 1.005 (76,6%) com 0 a 2 dentes, ou seja, animais com menos de 2 anos de idade; 1.115 (85,1%) com peso entre 18 e 24@ e 990 (77,5%) com cobertura de gordura mediana ou uniforme na carcaça. A vencedora foi a Fazenda Segredo, de Bataguassu (MS), que totalizou 11.376,22 pontos. A segunda colocação ficou com Laucidio Coelho Neto, do Haras Engenho, com 10.666,60 pontos. O terceiro colocado foi José Francisco Figueiredo Micheloni, que acumulou 10.462,67 pontos.

“Os animais que entregamos para essa etapa expressam a qualidade da genética da Fazenda Segredo. Para nós, é uma enorme satisfação a conquista da primeira colocação, pois se trata do reconhecimento do nosso trabalho de seleção. Iniciativas como o Circuito Nelore de Qualidade e o Programa Nelore Natural contribuem positivamente para o fomento da raça Nelore”, explica José Eduardo, gerente de pecuária da Fazenda Segredo, propriedade campeã da etapa de Bataguassu.

Etapa de Mineiros (GO): Ocorrida também na unidade da Marfrig Global Foods, com o apoio da Associação Goiana do Nelore, a etapa de Mineiros abateu 1.101 animais, dos quais 966 (87,8%) com 0 a 2 dentes, expressando a precocidade dos animais. Em relação ao peso, 683 (62%) possuíam entre 18 e 22@ e 781 (70,9%) apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme na carcaça. Rolf Gustavo Roberto Baumgart, das Fazendas Reunidas, ficou com o primeiro e o segundo lugares da etapa com dois lotes de animais que totalizaram 11.018,44 e 10.712,97 pontos, respectivamente. A terceira colocação ficou com a Agropecuária Rio Paraíso, com 10.252,46 pontos.

“Estamos extremamente satisfeitos com a conquista da primeira e da segunda colocação da etapa de Mineiros do Circuito Nelore de Qualidade. O prêmio reflete a qualidade de nossa seleção e do nosso investimento em genética e nutrição diferenciada, além do empenho de toda a equipe. A precocidade dos animais abatidos, com alto peso, traduz o ótimo desempenho dos animais da raça Nelore”, diz Nelson Giorgi, gerente de pecuária das fazendas Reunidas.

Para mais informações sobre o Circuito Nelore de Qualidade, acesse: www.nelore.org.br, no telefone (11) 3293-8900 e no e-mail guilherme.alves@nelore.org.br.

Fonte: Texto Comunicação

◄ Leia outras notícias