Pesquisas

Cientistas clonam arroz a partir de sementes

"A compreensão abre as portas para avanços na agricultura vegeta"


Publicado em: 19/12/2018 às 13:40hs

Cientistas clonam arroz a partir de sementes

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de fazer plantas cultivadas se replicarem através de sementes como clones. De acordo com os biólogos, a descoberta poderia facilitar a propagação de culturas de alta produtividade, resistentes a doenças ou tolerantes ao clima, e torná-las disponíveis para os agricultores do mundo.

Para os pesquisadores, a capacidade de produzir um clone, uma réplica exata, de uma planta a partir de suas sementes seria um grande avanço para a agricultura mundial. Em vez de comprar sementes híbridas caras a cada ano, o que muitas vezes está além do orçamento dos agricultores nos países em desenvolvimento, os produtores poderiam replantar as sementes de suas próprias plantas híbridas e obter os benefícios dos altos rendimentos ano após ano.

Nesse cenário, eles descobriram que o gene do arroz BBM1, pertencente a uma família de genes de plantas chamada "Baby Boom" ou BBM, é expresso em espermatozoides, mas não em óvulos. Após a fertilização, o BBM1 é expresso na célula fertilizada, mas - pelo menos inicialmente - essa expressão é proveniente da contribuição masculina para o genoma.

De acordo com Anne Sylvester, diretora do programa da National Science Foundation, que apoiou a pesquisa, “a beleza deste trabalho é que ele aborda questões fundamentais em biologia vegetal sobre como um óvulo fertilizado começa a se transformar em uma nova planta. A compreensão, combinada com novas tecnologias de reprodução assexuada, abre as portas para avanços na agricultura vegetal, evitando a perda de características benéficas que podem ocorrer através da reprodução sexual”.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias