Café

Cepea vê nova florada nos cafezais nos próximos dias, alerta para tempo em outubro

Em setembro, as importantes regiões produtoras de café arábica de Minas Gerais e São Paulo já haviam registrado floradas, após umidade favorável


Publicado em: 05/10/2018 às 18:20hs

Cepea vê nova florada nos cafezais nos próximos dias, alerta para tempo em outubro

Com as chuvas observadas na semana passada em importantes regiões produtoras de café do Brasil, uma nova florada deve se abrir nos próximos dias, uma sinalização importante para colheita do próximo ano, de acordo com análise publicada nesta terça-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Em setembro, as importantes regiões produtoras de café arábica de Minas Gerais e São Paulo já haviam registrado floradas, após umidade favorável.

Segundo o centro da Esalq/USP, até a última semana, as flores correspondiam de 60 a 80 por cento do potencial dos cafezais nas praças paulistas de Garça e Mogiana e nas mineiras de Zona da Mata, Sul e Cerrado.

"Daqui para frente, produtores devem ficar atentos ao clima, uma vez que a falta de chuva pode prejudicar o pagamento das flores", disse o Cepea.

Segundo dados da Climatempo citados pelo órgão, a previsão é de clima mais seco e quente no Sudeste e Centro-Oeste do país em outubro e de chuvas acima da média no Sul.

Já no Noroeste do Paraná, onde uma boa florada já havia sido aberta em agosto, as flores aparecem em todas as lavouras.

Em relação às floradas de café robusta de agosto, algumas foram abortadas, devido ao clima mais seco naquele mês e à colheita, que estava em andamento no período, pontuou o Cepea.

"Porém colaboradores apontam que uma boa parcela dessas flores resistiu e teve o pegamento adequado."

Chuvas esporádicas seguem ocorrendo no Espírito Santo, auxiliando no pegamento das flores no principal Estado produtor do robusta do Brasil, disse o Cepea.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias