Agricultura Familiar

Casal abre fábrica de laticínios após participar de GQC em Divino

Um casal de Divino mudou a postura frente ao próprio negócio na cadeia leiteira e ampliou o rol de produtos após a participação do programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC)


Publicado em: 30/08/2019 às 13:40hs

Casal abre fábrica de laticínios após participar de GQC em Divino
Foto: Mobilizadora Viviane, casal de ex-alunos e o instrutor José Heleno

Um casal de Divino mudou a postura frente ao próprio negócio na cadeia leiteira e ampliou o rol de produtos após a participação do programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). Adriana e Ricardo construíram uma pequena fábrica na comunidade de Bom Jesus do Divino, onde moram, e utilizam todo o leite produzido na propriedade na fabricação de requeijão em barra, doce de leite, queijo trança e iogurte.

“Antes do programa, o trabalho era menos organizado e sem planejamento. A gente só fazia o requeijão. Achamos que o GQC seria uma boa oportunidade para dar uma alavancada em nosso negócio”, comentou a produtora Adriana Lopes de Lima Gomes.

Ela e o marido criaram a marca Degusty Minas. A produção é feita em família, com o auxílio do filho Antônio, na fazenda Bom Destino. Segundo Adriana, isso só foi possível após a participação de GQC. O próximo passo do casal é conseguir a certificação.

“Fizemos nossa queijaria, que ficava só no papel. Organizamos melhor nossas vendas e o lucro cresceu. Nossa higienização ficou ainda melhor. Tudo graças ao treinamento. É maravilhoso produzir nossos produtos, gostamos muito do nosso trabalho. O nosso custo com despesas é muito baixo, então o lucro é muito bom. Minha família produzia o leite, mas não os produtos. Transformar o nosso leite em produtos de qualidade é um sonho realizado”, diz o casal.

Segundo a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Divino, Viviane Souza Cunha, o casal sentiu-se seguro para dar esse passo após ter acesso ao conhecimento e às orientações de qualidade transmitidas pelo programa.

“Ao ter contato com o GQC, o produtor descobre a importância de fazer anotações referentes ao negócio, passa a saber em que e quanto investir e, principalmente, o seu lucro em cima desse investimento. Promove, então, um crescimento sustentável. Faz com que ele se sinta preparado para tomar as decisões necessárias para o sucesso da sua empresa rural. Abre novos caminhos, quebra paradigmas”, destacou.

O administrador José Heleno Húngaro, instrutor do treinamento, explicou que o GQC foi um marco para Adriana e Ricardo. “A partir do curso, aquilo que era uma vaga ideia na cabeça transformou-se em objetivos minuciosamente calculados. Eles aprenderam a separar as despesas da família das despesas do negócio e, com isso, conseguiram estabelecer objetivos de crescimento e melhorias. Se não fosse pelo GQC, como eles disseram, poderiam até ocorrer essas mudanças, mas em futuro longínquo, com muita hesitação”.

Gestão com Qualidade

Desde 2017, o município de Divino já contou com a realização de quatro turmas do GQC, beneficiando cerca de 80 pessoas. O GQC é um programa de gestão com maior enfoque no planejamento estratégico da empresa rural.

“As ferramentas gerenciais são amplamente trabalhadas, integrando-as às áreas funcionais da empresa e, ao final do curso, o participante tem como produto um Plano de Gestão com Qualidade. A proposta é que o produtor comece a se ver como um empresário rural, tirando a empresa da ‘cabeça’ e colocando-a no ‘papel’”, explicou o instrutor.

Ainda segundo Húngaro, na atual conjuntura econômica, o produtor precisa se preparar já que as margens de lucro estão cada vez mais achatadas.

“Se o produtor não tiver o cuidado de fazer um rígido controle, em todos os aspectos, sobre sua atividade econômica, corre o risco de não conseguir sobreviver no mercado. É importante que o produtor tenha eficiência produtiva aliada à eficiência administrativa para que obtenha sucesso em qualquer atividade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias