Avicultura

Carne de frango: potencial de produção 1,5% maior no primeiro semestre de 2020

As projeções do AviSite em relação ao potencial brasileiro de produção de carne de frango nos seis primeiros meses do corrente exercício indicam volume perto de 1,5% superior ao de idêntico período de 2019


Publicado em: 26/06/2020 às 12:35hs

Carne de frango: potencial de produção 1,5% maior no primeiro semestre de 2020

Atualizadas – com base em novos dados sobre o alojamento interno de pintos de corte e sobre o abate inspecionado de frangos no primeiro trimestre de 2020 – as projeções do AviSite em relação ao potencial brasileiro de produção de carne de frango nos seis primeiros meses do corrente exercício indicam volume perto de 1,5% superior ao de idêntico período de 2019.

Poderia ter sido mais. Porém, é sabido, a retração do consumo em decorrência das medidas adotadas em torno da prevenção da Covid-19 forçou o setor o setor a reduzir a produção de pintos de corte e, por decorrência, a de carne de frango.

Com isso, pela primeira vez no espaço de 12 meses, em junho corrente o volume de cabeças de frango prontas para abate apresenta retração em comparação ao mesmo mês do ano passado, resultado que (aceito também o peso médio do frango abatido apontado pelo IBGE para o 1º trimestre deste ano) se reflete de forma mais incisiva no potencial de produção de carne de frango, o menor dos últimos 16 meses – algo que ajuda a explicar a ligeira recuperação de preços do frango abatido neste mês.

Supondo-se, ainda, a manutenção do mesmo peso médio dos três primeiros meses do ano, o total produzido no 2º trimestre também ficará negativo. E não só em relação ao mesmo trimestre do ano passado, mas também em comparação ao trimestre anterior, o primeiro de 2020. Aliás, retrocedendo um pouco mais, esta pode ser a menor produção dos últimos seis trimestres.

O potencial de produção de carne de frango estimado pelo AviSite tem como parâmetros o alojamento interno de pintos de corte (levantamento mensal da APINCO) e os abates sob inspeção (levantamento trimestral do IBGE indicando o número de cabeças abatidas e o volume de carne produzida). Sobre o total de pintos alojados aplica-se viabilidade de 96% e abate às 6 semanas de idade (42 dias), o resultado obtido apontando o número de cabeças abatidas no mês. Para estimar o potencial de produção de carne toma-se o peso médio obtido a partir dos dados do IBGE (os pesos médios do 2º trimestre e do 1º semestre de 2020 são preliminares).

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias