Mercado Florestal

Cargill destaca o progresso na proteção de florestas da América do Sul

Relatório semestral de soja sustentável descreve os esforços contínuos da Cargill para eliminar o desmatamento


Publicado em: 07/07/2020 às 08:20hs

Cargill destaca o progresso na proteção de florestas da América do Sul

• A Cargill completa o mapeamento de localização de pontos de coleta para 100% de seus fornecedores de fazendas de soja no Brasil 

• A Cargill estima que 95,68% de sua soja originária do Brasil é cultivada em terras livres de desmatamento e conversão (usando o Código Florestal de 2008 como ponto de referência)
• Cargill amplia seu engajamento direto com agricultores no Brasil, incluindo o lançamento de uma parceria com a maior associação de agricultores do estado da Bahia.

Como parte de seu compromisso de alimentar o mundo de maneira sustentável, a Cargill relata um progresso contínuo na construção de uma cadeia de fornecimento de soja livre de desmatamento. A empresa descreveu as principais realizações, incluindo o mapeamento de sua cadeia de abastecimento de soja no Brasil, em seu relatório de progresso do primeiro semestre, divulgado hoje.

A América do Sul, uma importante fornecedora de soja no cenário mundial, figura com destaque no trabalho de sustentabilidade da empresa, pois também abriga paisagens vitais, como os biomas da Amazônia, do Cerrado e do Gran Chaco. Cada bioma, embora seja muito diferente em termos de características naturais e comunidades locais que dependem deles, é igualmente importante e está recebendo a atenção necessária para continuar prosperando.

"Não hesitamos em nosso compromisso de proteger florestas e vegetação nativa, e acreditamos que isso pode ser feito de maneiras economicamente viáveis para agricultores e comunidades locais", disse John Hartmann, líder global de Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos Agrícolas da Cargill. "Ao trabalhar com agricultores, clientes, governos e outras empresas do setor, alcançamos um progresso significativo em nosso plano de ação da soja e continuaremos os esforços para tornar a cadeia de fornecimento mais sustentável".

Progresso nos últimos seis meses

Os esforços para promover a transparência e melhorar a rastreabilidade são destaques no relatório, pois a empresa trabalha para encontrar maneiras de prosperar tanto nas florestas quanto na agricultura. Os marcos principais incluem:

• A Cargill mapeou 100% de sua cadeia de suprimentos brasileira com pontos de coleta de referência geográfica - completando o projeto seis meses ante do cronograma estabelecido. Os pontos de coleta referenciados geograficamente permitem que a empresa identifique a localização de seus fornecedores diretos e indiretos, um passo crítico para proteger efetivamente florestas e vegetação nativa.

• Pela primeira vez, a Cargill calculou a participação estimada de sua soja no Brasil que é cultivada em terras livres de desmatamento e conversão, 95,68%, analisando dados de fontes externas sobre crescimento de culturas e mudanças no uso da terra, usando 2008 (Código Florestal) como ponto de referência.

• A Cargill expandiu seu engajamento direto com agricultores no Brasil, incluindo o lançamento de uma parceria com a maior associação de agricultores do estado da Bahia.

• A empresa continuou a expandir seu programa de certificação de Originação e Abastecimento Sustentável no Brasil e no Paraguai, oferecendo ao mercado soja cultivada de maneira sustentável e verificada. Os agricultores que se engajam com este programa tomam o comprometimento de produzir suas culturas usando as melhores práticas agrícolas, protegendo o bem-estar dos trabalhadores e gerenciando as emissões de gases de efeito estufa em um processo de melhoria contínua.

biomas-america-sul

South America's major biomes

O relatório também descreve as novas parcerias transformacionais da Cargill com os agricultores e os avanços em seu fundo de US$ 30 milhões para encontrar soluções inovadoras de proteção das florestas de maneiras economicamente viáveis para os agricultores da América do Sul. Além disso, a empresa compartilha as atualizações em seu Painel Consultivo de Uso da Terra e Sustentabilidade Florestal.

Olhando para o futuro

Nos próximos seis meses, a Cargill continuará cumprindo com os compromissos assumidos em seu Plano de Ação para Soja:

• Transformar sua cadeia de suprimentos para ser livre de desmatamento, protegendo a vegetação nativa além das florestas

• Promover a produção responsável, que beneficia agricultores e comunidades onde está inserida

• Respeitar e defender os direitos dos trabalhadores, povos e comunidades indígenas

• Manter os altos padrões de transparência por meio da divulgação das principais métricas, progressos e reclamações.

Visite para saber mais sobre os esforços da Cargill para impulsionar a sustentabilidade em suas operações.

Fonte: Cargill GRAFICO

◄ Leia outras notícias