Agrotóxicos e Defensivos

Canadá propõe parar de usar pesticida citomazina

Pesticida passará por avaliações


Publicado em: 14/02/2020 às 07:20hs

Canadá propõe parar de usar pesticida citomazina

A Health Canada está consultando os canadenses sobre a proposta de cancelar vários usos do pesticida citomazina no país e adicionar medidas de mitigação de risco a outros usos, para proteger ainda mais a saúde dos canadenses que trabalham com o pesticida e o meio ambiente. A citomazina é um inseticida sistêmico e regulador de crescimento de insetos atualmente registrado para uso comercial no controle de pragas em diversas culturas.

Os produtos atualmente registrados contendo ciromazina podem ser encontrados nos resultados da Pesquisa Em Etiquetas de Pesticidas. No que diz respeito à saúde humana, os riscos devidos à exposição ocupacional não demonstraram ser aceitáveis para os seguintes usos da ciromazina: batatas, vegetais folhosos, vegetais folhosos de brassica, salsão, plantas ornamentais cultivadas ao ar livre, plantas ornamentais criadas em estufa, alface criada em estufa e sementes de cebola secas importadas.

São necessárias medidas de mitigação para todos os usos restantes: cogumelos, sementes de cebola verde importadas e plantas ornamentais ao ar livre que não são cultivadas para flores cortadas. Para mitigar os riscos ambientais em potencial para os organismos não-alvo, são necessárias zonas tampão de pulverização para proteger habitats aquáticos e terrestres sensíveis da deriva da pulverização e declarações de etiqueta de precaução para informar os usuários sobre riscos potenciais ao meio ambiente.

“Sob a autoridade da Lei de Produtos para Controle de Pragas, todos os pesticidas registrados devem ser reavaliados regularmente pela Agência Reguladora de Gerenciamento de Pragas (PMRA) da Health Canada para garantir que continuem cumprindo os padrões ambientais e de saúde atuais e tenham valor”, diz a entidade.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias