Caprinos e Ovinos

Canadá Promove Conferência Global de Ovinocultura

Evento pretende reunir líderes mundiais do setor em busca de novas oportunidades de negócio


Publicado em: 13/06/2019 às 14:20hs

Canadá Promove Conferência Global de Ovinocultura

Um encontro do agronegócio mundial da ovinocultura para debater sobre os desafios e as oportunidades para o aumento do consumo de produtos ovinos é o foco principal da 1ª. Conferência Global Anual de Ovinocultura. marcada para acontecer em Humbolt, distrito da cidade de Saskatoon, na província de Saskatchewan, no meio oeste canadense, durante os dias 18 a 22 de julho de 2019, o evento pretende contar com líderes de vários países produtores de ovinos.

Conforme explica o presidente da Federação dos Criadores de Ovinos do Canadá, Allan Ribbink, a proposta da Conferencia é ouvir a todos e buscar sinergias para atuação conjunta no objetivo de aumentar o consumo dos produtos oriundos da ovinocultura, não só nos mercados internos, mas também em termos de exportações. “Nós, por exemplo, queremos saber de que forma podemos contribuir para melhorar o comércio com o nosso país e do Canadá para outros lugares. Talvez, precisemos melhorar os processos para que os acordos sanitários entre países sejam mais ágeis, o que permitirá, no caso, facilitar a comercialização de genética via sêmen ou embriões, por exemplo”, diz ele.

Outro item que ele cita é a troca de conhecimento técnico e de tecnologias. Segundo Ribbink, há muitas pessoas especializadas em ovinocultura no mundo, desenvolvendo pesquisas e experimentos a campo, que não chegam ao conhecimento de todos. No encontro pretendem mostrar algumas destas tecnologias e propor intercâmbios para que elas possam ser disseminadas à todos que se dispuserem a receber os desenvolvedores. “Democratizar o conhecimento para que todos os produtores cresçam e melhorem os resultados dos seus ovinocultores e da indústria como um todo. Cremos fortemente que já é o momento para que isto aconteça”, finaliza o dirigente.

Pesquisador Brasileiro – O veterinário Jeferson Fonseca, ligado à Embrapa Caprinos e Ovinos, vem pesquisando já há alguns anos a transferência de embriões nestas duas espécies sem a realização de cirurgia. Segundo ele a evolução dos estudos já se comprovaram efetivos, principalmente na raça Santa Inês, com a qual ele tem trabalhado com mais freqüência. A técnica utiliza a via cervical e tem demonstrado resultados bem eficientes. Por conta da publicação deste trabalho em revistas internacionais, Jeferson foi convidado a apresentar este trabalho durante a Conferência Global, no Canadá. “Temas como estes nos interessam e, acredito que interessem a muitos outros países”, ressalta Ribbink.

Exposição Nacional do Canadá – Todos os anos a All-Canadá Classic, Exposição Feira nacional de ovinocultura, um dos maiores eventos deste segmento no país, reúne criadores de todas as províncias para mostrarem o que há de melhor no desenvolvimento da genética. Desta vez, o evento vai acontecer também em Humboldt, como forma de unir a Exposição Feira de Grassland com a Conferência e a Exposição. “Estamos aproveitando para trazer os líderes globais da ovinocultura, para conhecerem o melhor da nossa genética. Vai ser uma grande oportunidade de trocar muitas experiências, conhecimentos e construir novos relacionamentos. Estamos com uma expectativa bem positiva sobre este encontro”, afirma Ribbink.

Fonte: Agropress

◄ Leia outras notícias