Saúde Animal

Boehringer Ingelheim cresce 4% em vendas líquidas no ano de 2018 e supera o mercado em todas as áreas de negócios

Farmacêutica tem forte pipeline de pesquisa em doenças fibróticas, imunologia, doenças metabólicas e oncologia; Integração da unidade de Saúde Animal, adquirida em 2017, foi concluída com sucesso


Publicado em: 29/04/2019 às 07:00hs

Boehringer Ingelheim cresce 4% em vendas líquidas no ano de 2018 e supera o mercado em todas as áreas de negócios

A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo, encerrou 2018 com vendas líquidas de 17,5 bilhões de euros. Ajustado por efeitos cambiais, bem como efeitos pontuais devido à troca de ativos com a Sanofi em 2017, as vendas líquidas cresceram 4% em relação ao ano anterior. Os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento chegaram a 3,2 bilhões de euros, o que representa 18,1% do valor das vendas líquidas anuais e 2,8% a mais do que foi realizado no ano de 2017.

A empresa concentrou-se em áreas terapêuticas específicas. "Queremos fazer uma contribuição significativa para tratar o câncer de maneira mais eficiente”, disse Hubertus von Baumbach, Presidente do Conselho de Diretores Administrativos. “Além disso, estamos realizando pesquisas sobre doenças fibróticas, metabólicas e imunológicas, entre outras. Nosso pipeline está bem completo”.

Com quase 1 bilhão de euros (+ 9%), os investimentos em ativos tangíveis foram maiores do que nunca. O lucro operacional novamente alcançou 3,5 bilhões de euros (-0,4%), enquanto o lucro do grupo após impostos aumentou para 2,1 bilhões de euros. “Em 2018, o retorno sobre as vendas líquidas aumentou de 19,3 para 19,8%, enquanto nosso índice de patrimônio subiu de quase 38% para 40%. Assim, somos também uma empresa muito saudável do ponto de vista financeiro”, analisa Michael Schmelmer, membro do Conselho de Diretores Administrativos responsável pela área de Finanças. O número de colaboradores em todas as regiões do mundo aumentou ligeiramente para um total de 50.370 (+2%).

Produtos para saúde humana - forte portfólio

Com 12,6 bilhões de euros, os produtos farmacêuticos de saúde humana contribuíram para 72% do total de vendas líquidas em 2018. As reduções nas vendas líquidas, devido ao vencimento de patentes de medicamentos inovadores, foram mais do que compensadas, alcançando assim um crescimento ajustado de moeda de 5,1%. As receitas do negócio global de licenciamento foram menores do que no ano anterior e reduziram a taxa geral de crescimento nessa área de negócios para 3,3%.

Como em anos anteriores, o medicamento SPIRIVA®, da área respiratória, alcançou as maiores vendas líquidas, com 2,4 bilhões de euros, seguido pela linha de medicamentos para diabetes tipo 2 incluindo JARDIANCE®, SYNJARDY® e GLYXAMBI®, com o montante de 1,8 bilhões de euros, seguido do anticoagulante PRADAXA®, com 1,5 bilhões de euros, do TRAYENTA®, medicamento para diabetes tipo 2 com 1,4 bilhões de euros , e do OFEV®, medicamento para tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), com 1,1 bilhão de euros.

Com 2,8 bilhões de euros, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em produtos farmacêuticos de saúde humana correspondem a uma participação de 22,1% das vendas líquidas dos produtos dessa área. Para o total de 90 projetos em todas as fases do processo de pesquisa, o objetivo é que 75% deles sejam de moléculas pioneiras em suas classes terapêuticas. Em oncologia, o foco está em câncer de pulmão, estômago e intestino, enquanto nas doenças fibróticas as preocupações são esclerose sistêmica e doenças pulmonares intersticiais. Nas doenças metabólicas, a esteato-hepatite não alcoólica é o principal foco de pesquisa. Já em imunologia, o foco de pesquisa está nas doenças inflamatórias crônicas da pele e do intestino. Outros projetos abordam doenças do sistema nervoso central, como Alzheimer e esquizofrenia, obesidade e retinopatia.

Saúde animal - Integração técnica concluída

Em saúde animal, nosso foco está em vacinas inovadoras, medicamentos antiparasitários e outras soluções terapêuticas para gado e animais de estimação. Em 2018, os três medicamentos antiparasitários NEXGARD®, FRONTLINE® e HEARTGARD®, além da vacina INGELVAC CIRCOFLEX®, foram os produtos mais vendidos. As vendas líquidas de 4 bilhões de euros representaram 23% do total das vendas.

No segundo ano da transação da unidade de negócios de Saúde Animal, a companhia alcançou um crescimento significativo das vendas líquidas, com uma taxa ajustada à moeda de 5,6%, ao mesmo tempo em que empreendeu esforços de integração. “Nós nos concentramos em oferecer aos nossos clientes tratamentos contínuos. Como resultado, conseguimos um bom crescimento e a integração técnica foi concluída com sucesso ”, afirma Hubertus von Baumbach. O potencial de inovação em saúde animal, que se relaciona com a pesquisa farmacêutica humana, merece atenção especial.

Fabricação de contrato biofarmacêutico mantém posição de liderança

O negócio biofarmacêutico manteve sua posição de liderança no segmento de fabricação por contrato no exercício financeiro de 2018 e chegou a 4% das vendas líquidas totais. A situação dos pedidos continuou a se desenvolver de maneira positiva e proporcionou um alto nível de utilização de capacidade em produtos nessa área.

Perspectivas para 2019

Para o ano fiscal corrente, a Boehringer Ingelheim espera um ligeiro crescimento nas vendas líquidas e novas atividades de investimento intensivo. "Só na Europa estamos planejando investimentos de mais de 3 bilhões de euros nos próximos cinco anos", diz von Baumbach.

Sobre a Boehringer Ingelheim

Melhorar a saúde de humanos e animais é o objetivo da Boehringer Ingelheim. O foco em fazê-lo é em doenças para as quais não existe uma opção de tratamento satisfatória até o momento. A empresa, portanto, concentra-se no desenvolvimento de terapias inovadoras que podem prolongar a vida dos pacientes. Em saúde animal, a Boehringer Ingelheim representa prevenção avançada.

De propriedade familiar desde que foi fundada em 1885, a Boehringer Ingelheim é uma das 20 maiores empresas do setor farmacêutico. Cerca de 50.000 funcionários criam valor por meio da inovação diariamente para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2018, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 17,5 bilhões de euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 18% das vendas líquidas, cerca de 3,2 bilhões de euros.A Boehringer Ingelheim se concentra no sucesso a longo prazo, visando o crescimento orgânico por meio de recursos próprios, com abertura para parcerias e alianças estratégicas em pesquisa e inovação. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da Boehringer Ingelheim, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.

Fonte: Ideal H+K Strategies

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