Frigoríficos e Abatedouros

Boas perspectivas para a exportação de carne de frango halal

O Brasil é destaque em vários segmentos quando o assunto é comércio internacional


Publicado em: 30/01/2019 às 18:00hs

Boas perspectivas para a exportação de carne de frango halal

Um dos setores que alavancam a economia é a carne de frango, que ocupa posição essencial na exportação para o mundo todo, onde o país também é considerado o maior exportador de frango halal do planeta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) somente em 2018 o país comercializou mais de quatro milhões de toneladas ao mercado internacional.

Os dados sinalizam que o saldo positivo ocorreu, sobretudo, ao desempenho do setor em dezembro, onde as exportações realizadas alcançaram 352,8 mil toneladas, volume 9,9% superior as 321,1 mil toneladas embarcadas no mesmo período de 2017.

As exportações totais de 2018 geraram receita de US$ 6,571 bilhões e o bom desempenho das vendas no mês de dezembro garantiu uma alta de 11,3% para o período, com saldo de US$ 581,4 milhões.

Boas perspectivas para 2019

Ótimas notícias pairam para o mercado e avicultores brasileiros. O Paquistão, localizado na Ásia, com mais de 200 milhões de habitantes, sendo a maioria muçulmana, é o sexto mais populoso do mundo.

Com bons índices de crescimento econômico é um forte consumidor de produtos halal. Uma pesquisa divulgada pela PwC indicou os maiores e as mais poderosas economias do mundo em 2050, avaliando as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, considerando a Paridade de Poder de Compra (PPC).

Em 2016 o Paquistão ocupava a vigésima quarta posição global e, para 2050 ocupará a décima sexta colocação.

Através da Associação Paquistanesa de Avicultura, o país já sinalizou que pretende expandir as exportações de carne e subprodutos de frango halal em 2019.

Os representantes da entidade apontam a crescente demanda por esses produtos, especialmente nos países europeus, devido à ascensão no número de muçulmanos na região.

Conforme o especialista em mercado halal e diretor da Certificadora SIILHalal, Chaiboun Darwiche, o consumo de carne de frango e de alimentos Halal no Paquistão cresce por conta da concepção de alimento saudável, de normas e da segurança alimentar e sanitária já comprovadas.

"A qualidade do frango halal ganha destaque no mundo todo e os produtores brasileiros seguem as normas para que o produto chegue com qualidade e segurança ao consumidor final, além das flexibilizações internacionais que facilitam o comércio", comenta.

Fonte: Islamic Halal

◄ Leia outras notícias