Outros

Benefícios comprovados da alga Lithothamnium estimulam sua aplicação em diferentes áreas do agronegócio

Cada vez mais pesquisas têm demonstrado o potencial da alga marinha Lithothamnium na agricultura e na pecuária. Estudos testando sua aplicação em diferentes tipos de lavoura, solo e clima atestam sua eficiência para todas as regiões e culturas


Publicado em: 26/03/2019 às 07:00hs

Benefícios comprovados da alga Lithothamnium estimulam sua aplicação em diferentes áreas do agronegócio

No caso do feijão carioca, por exemplo, produtores da região de Goiás obtiveram um aumento de sete sacas por hectare, o que representou uma elevação de 12,8% de produtividade. No setor de hortifrúti, o cultivo de verduras, como o alface, também tem sido beneficiado com a aplicação de produtos à base da alga. Em uma plantação em Goiânia, foi constatado maior vigor nas plantas, maior qualidade e quantidade das raízes e maior capacidade de suportarem a ação dos nematoides. Resultado: aumento de produção de peso fresco na ordem de 10%.

A alga utilizada nesses estudos de campo, e que está sendo cada vez mais adotada pela agropecuária, vem da maior e estrategicamente mais bem localizada jazida de Lithothamnium do Brasil, na costa Norte do Maranhão. A Oceana Minerals, que detém a concessão de uso, faz uma extração ecologicamente correta, com zero impacto ambiental, monitorada regularmente pelos órgãos ambientais e técnicos próprios. Tem todas as certificações necessárias para a comercialização nos mercados interno e externo. Com essa matéria prima orgânica calcificada, a empresa desenvolveu produtos de alta tecnologia, como os fertilizantes biológicos Algen e Lithonutri.

No setor pecuário, a alga também é utilizada com êxito em pastagens e como ingrediente na formulação de rações, premix, núcleos minerais e vitamínicos, suplementos minerais e suplementos minerais proteico-energéticos.

Estudo de campo desenvolvido pela Oceana numa cultura de Braquiária no Pará, a área que recebeu o Lithothamnium apresentou um ganho de 16% na produtividade de biomassa em relação à área sem o fertilizante biológico; e uma engorda de 3 animais/ha contra 1,5 animal/ha na área sem o Algen. Em outra área, no município de Bom Jesus do Tocantins (PA), o pasto estava em processo de degradação devido ao aumento do rebanho, levando o proprietário a pensar na possibilidade de alugar pasto. Ele já havia aplicado o Algen anteriormente, com sucesso, e resolveu reaplicar. Em 32 dias, o pasto estava com cobertura suficiente para o gado retornar.

Acessível a pequenos produtores (em função do investimento x retorno) e grandes produtores (por adicionar valor à curva de desempenho em cultivos com alta tecnologia agregada), o Lithothamnium, segundo a Embrapa, tem sua eficácia apoiada em três importantes pilares: a) por se tratar de matéria orgânica, possui efeito bioestimulante à rizosfera e à atividade microbiana do solo; b) aumenta a absorção de nutrientes do solo pela planta; c) condiciona e preserva o solo.

Relatório do Brasil Business Consultoria – BBC reforça a importância da alga Lithothamnium. Ela apresenta em sua composição nutrientes que favorecem as condições de fertilidade do solo e/ou potencializa o uso do fertilizante químico por sua ação corretiva da acidez. Além disso, melhora a agregação do solo, minimizando a erosão e otimizando a aeração, aumentando a capacidade de retenção e de movimentação da água e desenvolvimento de raízes, além de fertilizá-lo.

Diante dessas comprovações técnicas e de experimentações em campo, além da grande aceitação do mercado, a Oceana Minerals vem ampliando sua utilização em outros segmentos. Mais recentemente, o Lithothamnium foi introduzido, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, no cultivo de camarões, no tratamento de água e como suplemento humano.

Sobre o Lithothamnium

Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, o Lithothamnium vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e é rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Minerals preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas da Alga Lithothamnium.

Fonte: Oceana Minerals

◄ Leia outras notícias