Arroz

Bangladesh está perto de aprovar arroz dourado

"O arroz dourado é mais importante que as outras variedades de arroz"


Publicado em: 06/02/2019 às 09:20hs

Bangladesh está perto de aprovar arroz dourado

O ministro da Agricultura de Bangladesh, Abdur Razzak, afirmou nesta quinta-feira (31.01) que o país está muito próximo de aprovar o comércio e a produção do arroz transgênico dourado, que promete combater a cegueira infantil. O ministro fez esta declaração depois de uma reunião com o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI).

“O arroz dourado é mais importante que as outras variedades de arroz, já que será útil para combater a deficiência de vitamina A. A variedade de arroz já está autorizada nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Um comitê do Ministério do Meio Ambiente concederá autorização para o arroz dourado para sua produção. Podemos começar a cultivar arroz em Bangladesh dentro de dois ou três meses depois de obter autorização do ministério”, disse o ministro.

Arroz dourado, provavelmente, um dos mais conhecidos e também uma das mais controversas culturas transgenicas foi geneticamente modificado, depois inserido um gene bacteriano e outro de milho, a fim de aumentar os níveis de pró-vitamina A no endosperma do grão. A linha modificada que tem mostrado maior biofortificação e desempenho agronômico, conhecido como GR2E, tem o potencial de aliviar a deficiência de vitamina A nos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia.

“As diferentes variedades de arroz disponíveis atualmente no mercado contêm pouca vitamina A e essa nova variedade de arroz ajudará a suprir a necessidade da vitamina. Mas a maioria das pessoas do nosso país vive com arroz, mas não consomem vegetais suficientes, então a demanda por vitamina A permanece descoberta. Quando o arroz [dourado] é produzido, a demanda por vitamina A será atendida ", disse Razzak.

Fonte: AGROLINK

◄ Leia outras notícias