Outros

Aviação Agrícola do Brasil é destaque em evento nos EUA

O setor aeroagrícola brasileiro entrou hoje no quarto e último dia de participação na Convenção da Associação Nacional e Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês), que acontece na cidade de Reno, Estado de Nevada


Publicado em: 11/12/2018 às 16:40hs

Aviação Agrícola do Brasil é destaque em evento nos EUA

Além do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Júlio Kämpf, e do diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, a delegação brasileira tem ainda três empresas que estão buscando entrada no país que tem o maior mercado mundial do setor – a paranaense Zanoni Equipamentos e as gaúchas Smart Composer e Travicar Tecnologia Agrícola.

Esta é a terceira vez que o Sindag participa da feira, através de uma parceria firmada em 2016 com a NAAA. Porém, esta vem sendo a edição de maior movimentação no estande do sindicato brasileiro, principalmente de visitantes curiosos com o projeto Aviação Agrícola 360°. Trata-se de uma iniciativa de divulgação da aviação agrícola através de realidade virtual, através de óculos especiais para acompanhar uma operação em lavouras – desde o briefing da missão até o abastecimento da aeronave e o voo sobre a lavoura.

Uma ideia simples e usando uma tecnologia que não é nova, mas uma novidade no trabalho de aproximar o setor da sociedade, mostrando a operação em escolas, universidades, eventos comunitários e outras ocasiões, e também no treinamento de pessoal para o setor. E que, dentro do Reno-Sparks Convention Center, despertou a curiosidade desde de diretores da NAAA, quanto do alto escalão de empresas fabricantes de aviões e outros representantes de todo o trade em torno do setor.

Ações para o Brasil

Além da troca de experiências e de incentivar as empresas brasileiras a focarem no mercado norte-americano – não só para vender a qualidade brasileira, mas também para se aprimorar, o interesse do Sindag em visitar a Convenção Anual da NAAA é atrair expositores para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, cuja próxima edição vai ocorrer ano que vem em Sertãozinho (SP), de 30 de julho a 1º de agosto. Desde que o sindicato empresarial brasileiro começou a frequentar o evento norte-americano, três novas empresas de lá passaram a figurar no rol de estrangeiras no congresso organizado anualmente pelo Sindag e, junto com as nacionais, somaram 89 expositores no último congresso, ocorrido em agosto em Maringá (PR), com o terceiro recorde consecutivo.

Outra consequência positiva dessa aproximação do Sindag com a coirmã americana é a consolidação de parcerias que já existiam, mas que estão ganhando maior abrangência. Caso da texana Air Tractor, maior fabricante do mundo de aviões agrícolas. A empresa sempre esteve nos congressos aeroagrícolas organizados pelo Sindag, mas a partir das conversas intensificadas aqui e lá anunciou este ano que pretende investir em ações do Sindag e do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), surgido em 2018, por iniciativa do sindicato e para abranger um público maior do que apenas os empresários aeroagrícolas.

O próprio presidente da Air Tractor, Jim Hirch, recebeu ontem de Júlio Kämpf o projeto de ações conjuntas do Sindag e Ibravag para os próximos anos. Com foco tanto na comunicação do setor com a sociedade, quanto na qualificação de seus profissionais, Hirch reiterou a vontade de investir nas iniciativas, mas ressaltou que o projeto deve passar em janeiro pela reunião com seus conselheiros, para definir o orçamento para 2019/2020. O Brasil é estratégico para a Air Tractor, que vendeu por aqui cerca de 50 aviões este ano.

O Brasil tem a segunda maior frota agrícola do mundo, com cerca de 2,1 mil aeronaves, enquanto os Estados Unidos, no topo do ranking, têm cerca de 3,6 mil aviões e helicópteros atuando em suas lavouras.

Fonte: Sindag - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola

◄ Leia outras notícias