Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


Argentinos mesclam variedades de trigo para ganhar qualidade

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INTA) da Argentina misturaram duas variedades de trigo, DM Ceibo com Baguette 450, para aumentar o teor de proteínas e glúten. A primeira tem alto potencial de produção e qualidade limitada e a segunda apresenta qualidade muito boa e menor potencial de desempenho.

"Uma mistura com ambas as variedades de trigo nos permitiu alcançar um equilíbrio entre desempenho e qualidade. Para cada aumento de 20% na quantidade de DM Ceibo na mistura plantada com Baguette 450, observamos um aumento constante de 298 kg / ha no rendimento", explicou ele, reconhecendo que "ambas as variedades apresentaram comportamento semelhante em quanto ao rolamento e à fenologia”.

Para proteína e glúten, observou-se, para os dois parâmetros, que à medida que a porcentagem de DM Ceibo na mistura aumenta, os valores de ambas as variáveis começam a diminuir, nas taxas de 0,5% e 1,69%, respectivamente. "Apenas com a inclusão de 20% da Baguette 450 no mix, foi possível localizar a proteína, a produção acima da base de marketing (11%)", explicou.

Em relação ao peso hectolítrico, ambas as cultivares apresentaram comportamento semelhante, bem como os custos de produção que permaneceram os mesmos para todos os tratamentos. Para o especialista, "por meio da técnica proposta, é possível melhorar os níveis de qualidade do trigo, sem sacrificar parte do rendimento, como aconteceria no caso de semear todo o lote com um trigo de melhor qualidade, mas com menor potencial de desempenho".

Com relação às informações fornecidas por esses testes, ele as considerou "muito importantes" para planejar a nova campanha e considerar um produto que permitiria buscar outras alternativas de marketing.

Data de Publicação: 05/06/2020 às 16:00hs
Fonte: Agrolink
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: