Saúde Animal

Alta promove fórum sobre “Facilidade de Parto” durante a Expogenética

O evento acontece de 17 a 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG)


Publicado em: 16/08/2019 às 15:40hs

Alta promove fórum sobre “Facilidade de Parto” durante a Expogenética

A Alta Genetics, empresa líder em melhoramento genético, participa da 12ª edição da Expogenética, feira que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil e debate sobre os rumos da seleção zebuína. O evento acontece de 17 a 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). “Participar da feira é muito importante, já que é uma ótima oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento e ter uma rica troca de experiência”, afirma Rafael Oliveira, gerente de produto Corte Zebu da Alta.

Como parte da programação, a Alta, em parceria com a ANCP, sediará o Fórum Pecuária Eficiente, no dia 22 de agosto, na Central em Uberaba/MG. O evento terá como tema a facilidade de parto na raça Nelore. Aliado a profissionais de alto nível e com abrangência nacional, este projeto visa trazer novas respostas para o mercado, as quais irão amparar os pecuaristas em suas escolhas e com isso reduzir perdas e aumentar a eficiência nos sistemas produtivos de ciclo curto.

“Orientados a trazer soluções tecnológicas para o pecuarista, nos unimos para desenvolver uma investigação científica acerca da facilidade de parto na raça Nelore”, destaca Tiago Carrara, Gerente de Mercado da Alta. Para ele, é cada vez mais comum a necessidade de se produzir em ciclos cada vez mais curtos, os quais requerem uma combinação entre uma forte seleção para ganho em peso associada à exposição de fêmeas mais jovens a desafios de reprodução precoce. “Esta nova forma de se produzir com mais eficiência desencadeou, por outro lado, uma maior incidência de problemas de parto dentro das fazendas, ocorrências que geram prejuízos consideráveis para estes sistemas produtivos”, explica Carrara.

Além do Fórum, a Central e o estande da empresa estarão abertos para visitações a partir do dia 17 de agosto, onde os clientes poderão conferir importantes progênies da bateria. Os visitantes também terão acesso aos animais da categoria Concept Plus, programa exclusivo de fertilidade de sêmen da Alta, que identifica os animais com melhor fertilidade no campo e desempenho acima da média em programas de IATF. Os touros são classificados após um processo que passa por coleta de dados no campo, filtro de qualidade e análise bioestatística para a apresentação dos índices de fertilidade.

Os participantes também poderão conferir o catálogo de corte zebu 2019/20 que traz todas as informações da bateria da empresa, com touros mais produtivos e modernos, adaptados à realidade do produtor. “O objetivo da companhia é levar aos pecuaristas novas opções de touros com pedigrees modernos, animais consagrados no mercado e com atualização de provas”, conta Oliveira.

Túnel da Genômica

A Alta desenvolveu o Túnel da Genômica para retratar a evolução da genética bovina no Brasil e a contribuição de Uberaba para o desenvolvimento da pecuária nacional. Gratuita, a atração será montada na central da Alta Genetics (BR 050, KM 164), compondo a programação oficial da Expogenética 2019.

Uberaba é considerada a capital nacional do Zebu, principal raça de gado de corte no país. O Zebu foi introduzido na cidade em 1888, quando a região estava no auge de seu comércio. De lá para cá, muita coisa mudou, desde a evolução da tecnologia com o advento de computadores e telefones celulares, até a chamada agricultura científica globalizada, a partir da década de 1990. Neste período, vários elementos foram marcantes para o crescimento da atividade, como a técnica de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) e, mais recentemente a agropecuária de precisão. Todas essas etapas evolutivas passaram pelo pioneirismo de grandes fazendas e empresas da cidade. "A Alta acredita que a transferência de conhecimento é a maior contribuição que ela pode levar para o campo. Produtores mais conscientes e tomando decisões mais assertivas conseguem ter mais lucratividade", finaliza Carrara.

Fonte: Alta Genetics

◄ Leia outras notícias