Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


Agroecologia é tema de feira internacional em MS

A próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, marca o prazo final para a submissão de trabalhos e para inscrições com desconto no Agroecol 2018, realizado de 11 a 14 de novembro em Campo Grande (MS). A feira terá como tema “Sistemas agroalimentares, sociobiodiversidade, saúde e educação: desafios e perspectivas” no evento deste ano, que acontece no Teatro Glauce Rocha e complexo multiuso no campus da UFMS.

“O encontro é realizado desde 2002 e está na sua terceira edição internacional”, diz Luiz Alejandro Lasso, professor da UFMS que coordena a organização. “Vamos discutir temáticas relacionadas à saúde pública, educação, comercialização e uso dos produtos da biodiversidade local, sistemas de produção agroflorestal e alternativos, produção e comercialização de produtos da economia solidária”.

Entre as atividades da Agroecol 2018 estão mesas redondas temáticas com a participação de convidados do Uruguai, Argentina e Colômbia. Também são esperados representantes de universidades do Paraguai e Bolívia no encontro, que irá oferecer palestras ministradas por profissionais do Brasil e exterior, apresentação de trabalhos técnico-científicos, discussões em grupos, minicursos e oficinas, além do intercâmbio de experiências individuais e coletivas.

“É um evento que tem uma preocupação científica e técnica, mas que tem principalmente a intenção de comunicar, de reunir as pessoas interessadas – não só pesquisadores, mas agricultores, produtores, técnicos, estudantes e cidadãos que estejam preocupados com a questão do alimento e sustentabilidade”, diz Alejandro. “O Agroecol é, principalmente, um momento de encontro e celebração”.

No público do encontro são esperados agricultores, consumidores, pesquisadores, estudantes, técnicos de extensão rural e gestores de políticas públicas relacionadas à agroecologia. Durante a feira, serão realizados simultaneamente os seguintes eventos:

• 2º Seminário de Agroecologia da América do Sul, a
• 1ª Jornada Internacional de Educação do Campo
• 6º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul
• 5º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul
• 2º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul

Informações importantes

As inscrições na Agroecol 2018 podem ser feitas pelo portal do evento no link www.cpao.embrapa.br/agroecol2018 até o dia 27 de outubro (o desconto é concedido a quem fizer a inscrição até o dia 15). Estudantes da UFMS estão isentos de pagamento. A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 22 deste mês pelo mesmo portal. Há possibilidade de alojamento para os visitantes: para saber mais a respeito, acesse a página do evento no Facebook no endereço https://www.facebook.com/Agroecol2018.

A Agroecol 2018 é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Oswaldo Cruz/MS, SEMAGRO, UCDB, FAPEC, FETEMS, Núcleo de Agroecologia do Ensino, Pesquisa, Extensão e Saberes Tradicionais de MS, Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), Segov, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa Pantanal e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) com o apoio da Embrapa Agropecuária Oeste. A promoção é realizada pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia, Fórum Brasileiro de Educação do Campo, Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 19/10/2018 às 15:40hs
Fonte: Embrapa Pantanal
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: