Aveia, Trigo e Cevada

AGRÁRIA: Após quase uma década de pesquisa, nova cultivar de cevada será apresentada no WinterShow

A 16ª edição do WinterShow, maior evento de cereais de inverno do Brasil, traz várias novidades. E elas não estão restritas apenas à programação do evento


Publicado em: 09/10/2019 às 13:40hs

AGRÁRIA: Após quase uma década de pesquisa, nova cultivar de cevada será apresentada no WinterShow

Na Estação de Cevada, além de falar sobre o manejo para altas produtividades, os pesquisadores da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – apresentarão ao público uma nova cultivar.

Melhoramento - Quem aprecia o sabor da cerveja gelada no copo pode até não imaginar, mas para obter um produto de qualidade é necessária muita pesquisa, trabalho este que começa no campo. Durante quase uma década, o programa de melhoramento da Fapa trabalhou para o desenvolvimento de uma nova variedade de cevada que respondesse aos anseios dos cooperados da Agrária no que diz respeito à produtividade e atendesse as particularidades exigidas pela indústria para a fabricação de um bom malte.

Imperatriz - Assim nasceu a Imperatriz. A cultivar está em fase de homologação e seus resultados prometem ser promissores. Entre os principais diferenciais estão seu porte adequado, que a torna menos suscetível ao acamamento, e sua grande tolerância a doenças como Mancha em Rede. “Durante o WinterShow iremos difundir as características da cultivar, seu comportamento no processo de pesquisa e experimentação e compará-la com as demais variedades que trabalhamos hoje”, comenta Noemir Antoniazzi, pesquisador da FAPA.

Multiplicação de sementes - O cooperado Ernesto Stock atua na multiplicação de sementes e possui uma área em sua propriedade cultivada com a Imperatriz. “Quando uma variedade chega neste estágio é porque se destacou em termos gerais. Ainda é precoce tirar conclusões definitivas, mas penso que ela está tendo um bom comportamento no campo”, diz.

O evento - O WinterShow 2019 acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, das 8h às 18h30. O evento é realizado pela Fapa e pela Cooperativa Agrária e conta com o patrocínio ouro da Oro Agri. São patrocinadores prata o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi. BRDE, Gigamix, Rocha Terminais Portuários e Logística, e Sindicato Rural de Guarapuava são patrocinadores bronze.

Fonte: Imprensa Agrária

◄ Leia outras notícias