Mercado Florestal

Ações para Silvicultura em 2019

A Comissão Nacional de Silvicultura se reuniu com assessorias do Sistema FAEMG para discutir sobre as dificuldades enfrentadas junto ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais - SINAFLOR


Publicado em: 07/12/2018 às 17:00hs

Ações para Silvicultura em 2019

A Comissão Nacional de Silvicultura se reuniu com assessorias do Sistema FAEMG para discutir sobre as dificuldades enfrentadas junto ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais - SINAFLOR, destacando a divergência legal em MG quando relaciona a floresta nativa e reforçando a necessidade de equiparação junto a legislação federal (Código Florestal). Para floresta plantada, o pleito levantado pelo Sistema FAEMG e AMS, de paralisação dos processos via SINAFLOR, foi atendido pelo órgão ambiental, visto os problemas causados na comercialização florestal no estado.

Também foi validado o plano de ação da Comissão Nacional para 2019 no qual haverá grande envolvimento das Federações para execução conjunta. A exemplo, buscar alternativas de financiamento para o setor florestal e para geração da bioenergia; diversificar as fontes de renda por meio da ampliação do uso da biomassa florestal na geração de energia; usar os instrumentos de comunicação para desmitificar mentiras sobre o setor florestal; buscar a ampliação de mercado para os produtos madeireiros de maior valor agregado e Identificação dos principais entraves para a competitividade da cadeia produtiva da borracha natural.

Ainda está no planejamento a promoção de um evento para articulação e discussão sobre bioenergia: leilões e formas alternativas de produção e consumo.

Participaram da reunião Ana Carolina Gomes, analista de agronegócios da Assessoria Técnica da FAEMG e Mariana Ramos, analista ambiental da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG.