Clima

A melhor forma de combater mudanças climáticas são florestas

“Os efeitos da mudança climática já afetam as populações mais vulneráveis"


Publicado em: 25/01/2019 às 17:40hs

A melhor forma de combater mudanças climáticas são florestas

A melhor tecnologia para combater as mudanças climáticas são as florestas e não há melhor sistema de captura de carbono em todo o planeta do que eles. Foi isso que indicou um artigo publicado no portal especializado ecoinventos.com, que disse também que uma ação antecipada é necessária para evitar uma catástrofe climática.

“Os efeitos da mudança climática já afetam as populações mais vulneráveis. Especialmente as comunidades costeiras dos trópicos e as rurais que dependem da terra para seu sustento. Toda vez que vemos mais o sofrimento que resulta dos fenômenos meteorológicos, secas, inundações, incêndios, furacões e muitos outros indiretos”, diz o texto.

Atualmente, as políticas aplicadas pelos governos baseiam-se na redução do consumo de combustíveis fósseis. Isto foi implementado através das mais recentes tecnologias e alguns regulamentos. “Essas políticas, como um imposto de carbono significativo, são essenciais para reduzir as emissões. Por esta razão, eles figuram nos compromissos das 181 nações que assinaram o acordo de Paris”, indica.

“Por outro lado, o foco internacional nessas políticas eclipsou a mais eficiente tecnologia de captura de carbono, que é a floresta. Florestas, juntamente com outras soluções naturais, são muito importantes para combater as mudanças climáticas. As soluções naturais podem ajudar a atingir esse objetivo em 37%. Mas atualmente só recebem 2,5% do financiamento público na luta pelo clima”, completa.

Nesse cenário, o texto indica que atualmente, mais atenção deve ser dada à restauração e proteção das florestas, pois além de aumentar o investimento para esse fim, fazer isso cuida do meio ambiente e outros problemas globais são resolvidos.

Fonte: AGROLINK

◄ Leia outras notícias