Gestão

3 dicas para a hora de investir no seu sistema de irrigação

Que o clima é extremamente instável todos nós sabemos, mesmo assim apenas 10% dos produtores brasileiros possuem irrigação. Todos os irrigantes relatam um aumento de produção de no mínimo 30%, podendo chegar até a triplicar a produção


Publicado em: 02/09/2019 às 08:00hs

3 dicas para a hora de investir no seu sistema de irrigação

No momento de investir em seu sistema de irrigação é fundamental estudar diversos pontos com o objetivo de assegurar o resultado máximo, veja abaixo 3 dicas muito úteis para a sua tomada de decisão:

- Dimensão da área -> existem muitos tipos diferentes de sistemas de irrigação, uns mais vantajosos para pequenas e médias áreas, outros mais voltados para a irrigação de grandes áreas. É primordial que se avalie bem o sistema em relação ao aproveitamento da área total, necessidade de água da cultura, consumo de energia ou combustível da motobomba que irá tocar o sistema e também a necessidade de mão de obra para a operação do sistema de irrigação.
- Capacidade de água -> para qualquer tipo de irrigação é essencial que o produtor tenha um ponto de captação de água. Ele deve saber exatamente o volume disponível e a reposição diária de água nesse ponto de captação. É muito comum a represa ter pouca capacidade de armazenamento, mas possuir uma alta reposição de água por dia, podendo assim ser usado para alimentar o sistema de irrigação.
- Custo x Benefício -> pode ser considerado o principal fator na avaliação de investimento. É muito comum o sistema com menor preço se tornar mais caro no longo prazo. O que acontece muitas vezes é o produtor adquirir um sistema de irrigação usado ou alguns canos e aspersores (tendo a necessidade de transportá-los constantemente na lavoura) por um valor menor em relação a outros sistemas, porém passam por muita dificuldade na operação do dia a dia e se optam por contratar mão de obra acabam tendo problemas para encontrar pessoas com disposição a operar com esse nível de desgaste. Com certeza o valor de aquisição é relevante na toma de decisão, mas junto com ele é essencial observar o tempo diário de operação do sistema, a manutenção do mesmo ao longo dos anos (troca de peças, quebra de tubulação e outros cuidados na operação), consumo da motobomba e mais importante ainda falar com produtores rurais que já possuem o sistema de irrigação em que você pretende investir.

Na hora de investir em um sistema de irrigação a escolha do mesmo é apenas uma etapa, por se tratar de um investimento de longo prazo, é importante avaliar bem de quem você está comprando, as garantias e depoimentos de outros clientes desse fornecedor, custo de reposição das peças e a vida útil de seu sistema de irrigação.

Fonte: IRRIGAT

◄ Leia outras notícias