Avicultura

1º trimestre: produção de carne de frango recuou; mas não em relação ao trimestre anterior

Os números divulgados pelo IBGE mostram que no primeiro trimestre de 2019 foram abatidas em estabelecimentos sob inspeção perto de 1,450 bilhão de cabeças de frango


Publicado em: 15/05/2019 às 11:30hs

1º trimestre: produção de carne de frango recuou; mas não em relação ao trimestre anterior

Os números divulgados ontem (14) pelo IBGE mostram que no primeiro trimestre de 2019 foram abatidas em estabelecimentos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) perto de 1,450 bilhão de cabeças de frango, volume 2% inferior ao registrado no mesmo trimestre de 2018, mas quase 2,3% superior ao do trimestre imediatamente anterior, o quarto de 2018.

Isso, naturalmente, deveria redundar em índices similares na carne produzida, o que efetivamente ocorreu em relação ao primeiro trimestre de 2018. Ou seja: o volume de carne de frango também recuou 2%.

Porém, comportamento similar não é observado em relação ao quarto trimestre de 2018. Pois enquanto o número de cabeças abatidas aumentou perto de 2,3%, o volume de carne delas decorrente apresentou incremento menor, de 1,67%. Por quê?

A resposta parece estar não nos resultados deste ano e, sim, nos do quarto trimestre de 2018. Pois, no período, são produzidos os frangos especiais para o Natal, mais pesados que os convencionais.

Isso, aliás, é facilmente comprovado contrapondo-se o peso total obtido ao número total de cabeças abatidas: embora por margem muito pequena, o peso médio do último trimestre de 2018 superou o do primeiro trimestre daquele ano que, por sinal, ficou ligeiramente acima do registrado no primeiro trimestre de 2019. Daí, agora, um volume de carne proporcionalmente menor que o número de cabeças abatidas.

Notar, de toda forma, que – contradizendo até o bom senso – o volume de carne dos três primeiros meses deste ano (período, normalmente, de menor consumo) superou o que foi produzido no último trimestre do ano passado (por sua vez, também normalmente, o período de maior consumo do ano).

No entanto, após um início de ano medíocre, o desempenho econômico do frango ao encerrar-se o trimestre inaugural de 2019 foi significativamente melhor que o do mês de Natal. Sem que as exportações tivessem respondido na mesma medida. É uma incógnita pendente de explicação.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias