Preços Agropecuários

Preços globais da carne de frango sobem no 2T, diz Rabobank

O aumento dos preços globais de carne de frango deve melhorar a rentabilidade da indústria neste segundo trimestre


Publicado em: 01/07/2014 às 11:20hs

Preços globais da carne de frango sobem no 2T, diz Rabobank

O aumento dos preços globais de carne de frango deve melhorar a rentabilidade da indústria neste segundo trimestre, apoiado pelos preços altos das carnes bovina e suína, juntamente a um cenário de oferta e demanda mais equilibrado na maioria das regiões, de acordo com um recente relatório do Rabobank sobre o mercado avícola internacional.

Os preços dos insumos deverão diminuir em todo o mundo no terceiro e quarto trimestres, com base em indicadores de mercado e uma perspectiva positiva para safras de trigo e soja. Apesar da perspectiva positiva, um retorno da volatilidade para os preços de insumos continua a ser uma ameaça para as indústrias de aves em todas as regiões, porque os níveis de estoque continuam baixos, disse Nan-Dirk Mulder, analista do Rabobank. “Sob a melhoria das condições do mercado global, liderado pela região da América do Norte, espera-se um ligeiro aumento nos preços globais de carne de frango”, escreveu Mulder. “Vemos um mercado cada vez mais equilibrado, onde a disciplina de alimentação é mais a ordem do dia e a melhora das margens será o resultado provável. No entanto, os mercados continuam voláteis e qualquer mudança nos fundamentos, especialmente do lado da oferta e alimentação, terá impacto sobre os preços globais. Os fornecedores devem olhar para manter o crescimento da produção disciplinado."

Os preços globais de grãos e oleaginosas aumentaram recentemente, e os mercados de grãos das culturas antigas têm sido mais apertados do que o esperado, de acordo com o Rabobank. Preocupações também permanecem sobre a instabilidade na Ucrânia, o impacto de um potencial evento El Niño este ano, e surtos de doenças animais em certas regiões.

Para o Brasil, é esperado que os preços de aves permaneçam estáveis até o final do segundo trimestre, seguindo os altos preços das proteínas concorrentes e ganhos para a demanda doméstica e de exportação. Na China, o tempo mais quente no segundo trimestre coincidiu com uma diminuição dos casos de gripe aviária. O impacto negativo da gripe sobre o consumo local está desaparecendo, notaram analistas do Rabobank, com sinais de recuperação do mercado mostrados por um aumento dos preços de varejo, e os preços de aves vivas. Nos Estados Unidos, a indústria avícola está em ritmo este ano de ultrapassar um altamente lucrativo 2013.

A menor produção de carne bovina e de porco, os estoques limitados de aves reprodutoras, os custos de alimentação favoráveis ??e exportações crescentes devido ao risco de gripe aviária no México apontam para um forte segundo semestre. Na União Europeia, as margens para o setor avícola estão fortes no segundo trimestre, após uma produção reduzida no primeiro trimestre em comparação com um ano atrás, e forte demanda. A produção no México não foi capaz de se recuperar de sua contração em 2013, e pode retrair ainda mais devido a um retorno de gripe, enquanto a produção de aves na Argentina caiu 4% no primeiro trimestre em comparação ao 1T de 2013, devido a uma economia em dificuldades e inflação.

Na Ásia, os setores de aves japoneses e tailandeses continuam fortes ao longo do 2T, enquanto a indústria avícola da Índia sofreu um de seus piores primeiros trimestres nos últimos cinco anos, notou o Rabobank.

Fonte: CarneTec

◄ Leia outras notícias