Preços Agropecuários

Preços do frango vivo praticados no mercado paulista refletem menor alojamento

Os atuais preços do frango vivo recebidos pelo produtor no mercado paulista podem causar certa perplexidade para alguns. Mas não para o avicultor que passou por grandes dificuldades no último ano


Publicado em: 08/10/2013 às 11:30hs

Preços do frango vivo praticados no mercado paulista refletem menor alojamento

Para ele, o alojamento mensal de pintos de corte no mercado paulista permite compreender o atual cenário de preços praticados e recebidos na venda do frango vivo.

O volume médio mensal de pintos de corte alojado até agosto de 2013 (55,1 milhões) é 7% menor que o ano anterior (59,3 milhões). Já em relação há dois anos, a redução no alojamento é de 22,5% pois em 2011 o volume médio mensal alojado foi de 71,2 milhões.

Em relação aos alojamentos mensais, o volume de frangos de julho e agosto deste ano deve ser visto com reservas porque as fortes ondas de frio nestes dois meses aumentaram a mortalidade de pintos e houve queda na produtividade dos frangos. Assim, o volume de frangos criados entre meados de agosto até meados de outubro foi menor do que os números apresentam e aqueceram ainda mais o mercado paulista. A conseqüência foram os preços recebidos pelo produtor paulista no mês de setembro estendendo-se para outubro corrente.

O alojamento mensal no último quadrimestre deste ano deve aumentar. Porém, o que tem determinado um baixo alojamento não é uma decisão do criador e sim, um menor potencial instalado de matrizes de corte devido à forte crise que atingiu o setor no ano passado e que não permitiu a plena reposição das galinhas pelo setor matrizeiro.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias