Preços Agropecuários

Preços Agropecuários Avançam em Outubro, Impulsionados por Hortifrútis

Alta de 18,41% nos hortifrutícolas compensa queda nos grãos e na pecuária, aponta Cepea


Publicado em: 19/11/2025 às 11:35hs

Preços Agropecuários Avançam em Outubro, Impulsionados por Hortifrútis

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) registrou alta de 0,67% em outubro frente a setembro, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O avanço foi impulsionado principalmente pelo expressivo aumento de 18,41% no grupo de hortifrutícolas, que compensou as retrações observadas nos grupos de grãos e pecuária.

Hortifrutícolas puxam avanço do IPPA

De acordo com o Cepea, o forte aumento nos preços dos hortifrutícolas foi determinante para o resultado positivo do índice geral. Enquanto isso, o IPPA-Grãos apresentou queda de 0,7%, e o IPPA-Pecuária recuou 0,17% no mesmo período.

O IPPA-Cana-Café, por sua vez, teve alta de 1,32%, contribuindo para amenizar o impacto das quedas nos outros segmentos.

Comparativo com o setor industrial

No mesmo mês, o IPA-OG-DI (Índice de Preços ao Produtor Amplo – Origem Global – Disponibilidade Interna), calculado pela FGV, subiu 0,07%, variação bem inferior à registrada pelo IPPA.

O resultado indica que, em outubro, os preços agropecuários cresceram mais rapidamente que os industriais, reforçando a pressão de custos sobre o setor.

Cenário internacional mostra retração

No mercado global, os preços dos alimentos em dólares caíram 1,6% em outubro, segundo o Cepea. A leve desvalorização de 0,34% do real frente ao dólar não foi suficiente para conter a retração, resultando em queda de 1,27% nos preços convertidos para reais.

Acumulado do ano mantém tendência de alta

Mesmo com oscilações mensais, o IPPA/Cepea acumula alta de 12,04% em 2025. Os destaques positivos continuam sendo os grupos Pecuária (20,21%) e Cana-Café (22,53%).

Já o IPPA-Grãos avança 3,91% no acumulado do ano, enquanto o IPPA-Hortifrutícolas ainda apresenta queda de 13,89%.

Em comparação, o IPA-OG-DI acumula alta de 3,61%, e os preços internacionais de alimentos em reais têm aumento de 5,38%, apesar da queda de 1,32% em dólares.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --