Publicado em: 05/08/2025 às 11:05hs
O preço do leite captado em junho fechou a R$ 2,6474 por litro na “Média Brasil”, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. A queda ocorre em um cenário de maior disponibilidade do produto no campo, o que tem pressionado os valores pagos aos produtores.
Agentes do setor relatam que a oferta de leite tem superado a demanda, contribuindo para a tendência de queda nos preços. O ICAP-L (Índice de Captação do Leite) registrou alta de 3,31% de maio para junho, resultado atribuído aos investimentos feitos pelos produtores na atividade leiteira.
Apesar do aumento de 0,55% no Custo Operacional Efetivo (COE) em junho, os insumos utilizados na nutrição do rebanho apresentaram queda de 0,37%. Isso indica um alívio parcial nos custos, mesmo com o avanço na captação.
No mercado de derivados, os preços se movimentaram de forma distinta conforme o tipo de produto. Em junho, houve recuo nas cotações do leite em pó, elevação nos preços da muçarela e estabilidade para o leite UHT. Esses movimentos reforçam o momento de instabilidade do setor, que tem enfrentado dificuldades para equilibrar a produção de matéria-prima com o consumo dos derivados.
O Cepea informou que, neste mês, houve uma alteração na amostragem utilizada no cálculo da “Média Brasil”, o que configura uma excepcionalidade na composição do indicador de junho.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias