Publicado em: 08/09/2025 às 11:25hs
Na última semana, o mercado de mandioca registrou forte alta nos preços, impulsionada por dois fatores principais: a retração de parte dos produtores, diante da baixa rentabilidade das raízes mais novas (com até 15 meses), e a redução nas entregas em razão do clima seco nas regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP).
Essa combinação limitou ainda mais a oferta de matéria-prima e resultou na maior valorização semanal observada desde outubro de 2023.
Entre os dias 1º e 5 de setembro, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia alcançou R$ 467,43, o que equivale a R$ 0,8129 por grama de amido. O avanço foi de 2,9% em relação à semana anterior, segundo os levantamentos do Cepea.
Apesar da valorização semanal expressiva, o atual patamar segue abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Em termos reais — considerando o deflacionamento pelo IGP-DI —, o preço da mandioca está 18,4% inferior ao de setembro de 2023.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias