Preço da mandioca sobe com chuvas e oferta menor, mas fécula e farinha enfrentam demanda fraca
Dificuldades nos trabalhos de campo reduzem a disponibilidade da raiz nas regiões acompanhadas pelo Cepea; compradores adiam pedidos de derivados e pressionam as cotações.
Publicado em: 29/09/2026 às 10:10hs
As chuvas dos últimos dias dificultaram os trabalhos no campo e reduziram a oferta de mandioca nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Com menos raiz disponível para negociação, os preços subiram. O movimento não se repetiu nos mercados de fécula e farinha, onde a demanda enfraquecida pressionou as cotações, mesmo com baixo volume negociado.
Vendas de fécula perdem ritmo e apertam margens da indústria
Segundo pesquisadores do Cepea, o mercado de fécula está mais lento, sobretudo nas vendas destinadas ao consumidor final. Diante do menor movimento no varejo de alimentos, parte dos compradores tem adiado a aquisição de lotes maiores no mercado à vista.
Fecularias e compradores do mercado externo demonstraram maior interesse pelo produto, inclusive para entregas nos próximos meses. Ainda assim, a indústria não conseguiu repassar integralmente aos preços da fécula a alta do custo da mandioca, o que mantém suas margens pressionadas.
Farinha de mandioca também sente menor procura
O comércio de farinha de mandioca apresentou lentidão nos últimos dias. De acordo com o Cepea, atacadistas e, principalmente, varejistas vêm postergando as compras, apesar dos estoques baixos nesses segmentos.
Assim, o mercado apresenta direções diferentes: a oferta reduzida sustenta o preço da raiz, enquanto o ritmo fraco de compras limita as cotações de seus derivados.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias