Publicado em: 11/09/2013 às 10:20hs
A situação vivenciada pelo produtor de Milho e Farelo de soja em 2013 é bem diferente do ano passado quando o pacote de matérias-primas permaneceu o ano inteiro acima das cotações mensais recebidas pelo avicultor.
Em 2013, o avicultor teve no primeiro quadrimestre valorização maior do que o pacote de suas matérias-primas. Já no trimestre mai/jul motivado por baixos preços na comercialização do frango vivo houve fortíssima desvalorização em relação ao pacote das matérias-primas.
A partir de agosto, com a reversão de mercado ocasionado por uma menor oferta de frango e aumento de demanda (aliado a outros fatores como, por exemplo, queda de produtividade), houve fortíssima valorização nos preços do frango vivo e o avicultor voltou a receber valor maior que o pacote.
Por enquanto, a média do primeiro decêndio de setembro mostra valorização de 9% para o frango vivo em relação ao “pacote”. Situação bem diferente de setembro do ano passado quando o avicultor recebia 19,2% a menos.
Na comparação anual, enquanto o produtor do “pacote” de milho e farelo de soja recebe, atualmente, 16,7% menos pelo seu produto, o avicultor teve valorização de 13% na comercialização do frango vivo.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias