Publicado em: 18/03/2014 às 11:50hs
Mas quando o mercado se encontra plenamente abastecido ou, então, a demanda é fraca e ocorre superoferta, essa diferença quase chega a desaparecer. Sessenta dias atrás, por exemplo, nesta mesma época, as informações diárias da Jox Assessoria Agropecuária (www.jox.com.br.) davam conta de que o preço do ovo vermelho ficava entre R$3,00 a R$5,00 acima do preço do ovo branco do mesmo tipo. Que, por sua vez, enfrentava redução da ordem de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Nesses 60 dias, o mercado do ovo mudou radicalmente. Tanto que a redução de 25% está convertida, neste momento, em um ganho de mais de 10% Isto, para o ovo branco. Porque em relação ao ovo vermelho o ganho em um ano chega a 25%. E de meados de janeiro para cá o valor pago pelo produto mais do que dobrou.
Naturalmente, inúmeros fatores contribuem para esse desempenho, em especial o recente descarte das poedeiras cujo ciclo de vida normal já havia sido ultrapassado e, ainda, as temperaturas recordes deste Verão, responsáveis por sensível redução da produção.
Mas, sem dúvida, o fator decisivo para essa reversão foi o nível de alojamento de poedeiras de ovos vermelhos ocorrido no ano passado.
Rememorando, em 2013 o alojamento total de poedeiras (ovos brancos + vermelhos) aumentou 6,44%. Mas esse incremento ficou restrito às linhagens produtoras de ovos brancos (+8,58%).
Em outras palavras, o alojamento de pintainhas destinadas à produção de ovos vermelhos recuou 0,22%, ficando marginalmente acima do que havia sido alojado dois anos antes.
O índice de redução anual é pequeno, mas decisivo em momentos em que a demanda supera todas as possibilidades de produção. Como agora.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias