Publicado em: 19/01/2026 às 11:05hs
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou queda nominal de 0,55% em dezembro de 2025, em relação ao mês anterior, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP).
O recuo foi influenciado principalmente pelas fortes baixas nos segmentos de pecuária e hortifrutícolas, que caíram 3,43% e 1,88%, respectivamente.
Apesar do desempenho negativo desses grupos, o índice foi sustentado parcialmente pelas altas registradas em grãos (+1,24%) e cana-café (+1,57%). Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo – Origem – Disponibilidade Interna (IPA-OG-DI) teve leve aumento de 0,44%, indicando que, no mês, os preços agropecuários evoluíram abaixo dos preços industriais.
No cenário externo, os pesquisadores do Cepea destacam que os preços internacionais dos alimentos em dólares recuaram 0,63% em dezembro. Contudo, a desvalorização de 2,1% do real frente ao dólar compensou esse movimento, resultando em uma alta de 1,46% nos preços internacionais quando convertidos para a moeda brasileira.
Na comparação entre janeiro a dezembro de 2025 e o mesmo período de 2024, o IPPA/CEPEA acumulou alta de 8,73%, consolidando um desempenho positivo do setor agropecuário brasileiro ao longo do ano.
Os destaques ficaram por conta dos aumentos expressivos do IPPA-Cana-Café (+18,43%) e do IPPA-Pecuária (+15,05%).
O grupo de grãos também apresentou avanço, de 1,94%, enquanto o de hortifrutícolas foi o único a registrar retração significativa, com queda de 14,35% no acumulado do ano.
Em termos comparativos, o IPA-OG-DI fechou 2025 com alta de 2,62%, inferior ao avanço do IPPA, o que demonstra um maior dinamismo dos preços agropecuários frente aos industriais.
Já os preços internacionais de alimentos, medidos em reais, subiram 1,39% no período, mesmo com uma queda de 2,32% em dólares, reforçando o impacto cambial sobre o comportamento do mercado global de alimentos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias