Preços Agropecuários

Índice de preços de alimentos da FAO sobe em novembro

Trigo e laticínios impulsionam o quarto aumento mensal consecutivo, e os suprimentos globais de cereais são “confortáveis”


Publicado em: 03/12/2021 às 11:40hs

Índice de preços de alimentos da FAO sobe em novembro

O barômetro dos preços das commodities alimentares nos mercados internacionais subiu pelo quarto mês consecutivo em novembro, liderado pela forte demanda por trigo e laticínios, informou hoje a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O Índice de Preços de Alimentos da FAO teve média de 134,4 pontos no mês, seu nível mais alto desde junho de 2011 e 1,2% mais alto do que em outubro. O índice, que acompanha as mudanças mensais nos preços internacionais de commodities alimentícias comumente comercializadas, foi 27,3% mais alto do que seu nível em novembro de 2020.

O Índice de Preços de Laticínios da FAO liderou o aumento agregado de novembro, aumentando 3,4% em relação ao mês anterior. A forte demanda global de importação persistiu para manteiga e leite em pó, já que os compradores procuraram garantir o fornecimento à vista, prevendo o aperto dos mercados.

O Índice de Preços de Cereais da FAO aumentou 3,1% em novembro em relação ao mês anterior e foi 23,2% maior do que o nível do ano anterior. Os preços de exportação do milho aumentaram ligeiramente e os preços internacionais do arroz permaneceram estáveis, enquanto os preços do trigo atingiram seu nível mais alto desde maio de 2011. O aumento refletiu a forte demanda em meio à oferta restrita, especialmente de trigo de maior qualidade, enquanto os preços também foram apoiados por preocupações com chuvas prematuras em Austrália e incerteza quanto a possíveis mudanças nas medidas de exportação na Federação Russa.

O Índice de Preços do Açúcar da FAO foi 1,4% mais alto em novembro do que em outubro e quase 40% acima de seu nível em novembro de 2020. O aumento foi impulsionado principalmente pelos preços mais altos do etanol, embora grandes embarques da Índia e uma perspectiva positiva para as exportações de açúcar pela Tailândia tenham moderado a pressão ascendente sobre as cotações.

O Índice de Preços de Óleo Vegetal da FAO diminuiu 0,3% de uma alta recorde alcançada em outubro, refletindo valores mais baixos para óleos de soja e colza, bem como preços mais baixos do petróleo bruto. Os preços internacionais do óleo de palma permaneceram firmes.

O Índice de Preços de Carne da FAO diminuiu 0,9%, sua quarta queda mensal consecutiva. Influenciados pela redução nas compras de carne suína pela China, as cotações internacionais caíram, enquanto os preços dos ovinos também caíram fortemente com o aumento da oferta de exportação da Austrália. Os preços das carnes bovina e de frango mantiveram-se praticamente estáveis.

Recorde a produção de cereais para manter os mercados abastecidos

O novo resumo da oferta e demanda de cereais da FAO , também publicado hoje, prevê a produção mundial de cereais em 2 791 milhões de toneladas em 2021, um novo recorde e 0,7% maior do que no ano anterior. Em comparação com 2020, espera-se que as produções mundiais de grãos grossos e arroz aumentem, respectivamente, 1,4% e 0,9%, enquanto a do trigo cairá 1,0%.

Prevê-se que a utilização mundial de cereais em 2021/22 aumentará 1,7%, para 2.810 milhões de toneladas, enquanto os estoques mundiais de cereais no final das temporadas em 2022 deverão diminuir em 0,9% dos níveis iniciais. A conseqüente relação estoque / uso de 28,6% “ainda indicaria uma situação de abastecimento confortável em geral”, de acordo com a FAO.

A FAO prevê que o comércio global de cereais em 2021/22 aumentará 0,7%, para 480 milhões de toneladas, com uma expansão prevista de 2,2% no comércio mundial de trigo, mais do que compensando uma provável contração no comércio de grãos grossos.

Produção agrícola deve cair em países de baixa renda com déficit alimentar

Conflitos e secas estão agravando as condições de insegurança alimentar em várias partes do mundo, especialmente na África Oriental e Ocidental, de acordo com o último Relatório de Perspectivas de Safra e Situação Alimentar , também divulgado hoje. A FAO avalia que globalmente 44 países, incluindo 33 na África, nove na Ásia e dois na América Latina e Caribe, precisam de ajuda externa para alimentos.

Os 44 países que precisam de ajuda externa para alimentos são: Afeganistão, Bangladesh, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, República Popular Democrática da Coreia, República Democrática do Congo, Djibouti, Eritreia, Eswatini, Etiópia, Guiné, Haiti, Iraque, Quênia, Líbano, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Mianmar, Namíbia, Níger, Nigéria, Paquistão, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Árabe Síria República, Uganda, República Unida da Tanzânia, Venezuela, Iêmen, Zâmbia e Zimbábue.

O relatório trimestral também fornece atualizações sobre as tendências da colheita de cereais, prevendo que a produção em 2022 cresça 2,0% nos países desenvolvidos, mas diminua ligeiramente 0,1% nos países em desenvolvimento. Para países com déficit alimentar de baixa renda, a contração deve ser de 2,4%, devido às quedas significativas previstas no Oriente Próximo e na África Oriental .