Preços Agropecuários

Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registra alta em março

Pesquisadores do Cepea analisam o avanço dos preços dos alimentos e sua relação com o mercado internacional


Publicado em: 17/04/2024 às 12:20hs

Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registra alta em março

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou um aumento de 1,2% em março, em termos nominais, em comparação com o mês anterior. Esse resultado, de acordo com especialistas do Cepea, reflete o crescimento em praticamente todos os grupos de alimentos analisados - IPPA-Grãos (2,2%), IPPA-Pecuária (0,2%), IPPA-Hortifrutícolas (4,5%) -, com exceção do IPPA-Cana-Café (-0,4%).

Ao mesmo tempo, o IPA-OG-DI Produtos Industriais teve uma queda de 1%, indicando que, de fevereiro para março, os preços dos produtos agropecuários aumentaram em relação aos industriais na economia brasileira. No contexto internacional, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, aumentaram 1,1%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, teve uma valorização de 0,4%.

Análise Comparativa

Ao comparar o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o IPPA/CEPEA apresenta uma forte queda de 15,4%, contrastando com a redução observada no IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 4,5%. Os valores internacionais dos alimentos também diminuíram em 9,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal teve uma queda de 4,7%.

Esses resultados indicam uma certa paridade entre os preços dos produtos agropecuários domésticos e internacionais, conforme apontam os pesquisadores do Cepea em sua análise.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias