Preços Agropecuários

Desempenho do frango vivo em agosto de 2013

Quando agosto começou, era remota a perspectiva de o frango vivo vir a alcançar, pelo menos, o preço médio registrado um ano antes, ocasião em que se manifestaram, via correção de preços, as primeiras reações ao absurdo aumento de custos então registrado


Publicado em: 02/09/2013 às 11:30hs

Desempenho do frango vivo em agosto de 2013

Afinal, as condições de produção atuais eram (e são) absolutamente diferentes daquelas registradas especialmente no segundo semestre de 2012. Além disso, o mês que passou foi iniciado com uma estabilidade de preços vinda desde a primeira quinzena do mês anterior e com um valor (R$2,15/kg) inferior à média registrada em agosto do ano passado (R$2,30/kg).

De toda forma, prevalecia a expectativa de alguma melhora de mercado (mas não necessariamente de preço), pois as férias escolares terminaram, a entressafra da carne [bovina] tendia a se intensificar e, ainda, contava-se, senão com uma redução, ao menos com uma oferta similar à dos meses anteriores.

Porém, decorridos os primeiros dias de agosto, um novo e inesperado fator começou a ser cogitado: a possibilidade de forte redução da oferta (possivelmente entre o final de agosto e o início de setembro) como resultado das perdas enfrentadas com a primeira fortíssima onda de frio do presente Inverno e que atingiu de forma generalizada todo o Centro-Sul do País.

Efetivamente, os três fatores iniciais (fim das férias, entressafra e produção estável) se manifestaram sobre a atividade na primeira quinzena de agosto, após o que o mercado entrou em estabilidade. Já o fator inesperado irrompeu abruptamente no finalzinho de agosto, ou seja, em momento habitualmente impróprio para reações do gênero.

O resultado é que agosto foi encerrado com um preço médio 14,35% superior ao do mês anterior e com uma valorização de, praticamente, 6% sobre agosto de 2012, ou seja, de forma inversa ao que foi inicialmente estimado, já que a perspectiva era de um resultado negativo no mês.

Como, posteriormente às ocorrências de julho, novas ondas de frio atingiram o Centro-Sul no decorrer de agosto, os efeitos sobre a produção e a produtividade do setor ainda não cessaram. Aliás, alcançam não só o plantel de frangos em criação, mas também o plantel reprodutor (matrizes de corte), resultando em menor produção de ovos incubáveis e queda de eclosão dos ovos incubados.

Por essa razão, os efeitos do Inverno 2013 – representados, na avicultura de corte, por uma menor oferta final de carne de frango – podem se estender até outubro vindouro. Ainda que estejamos a poucos dias da chegada da Primavera.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias