Publicado em: 17/10/2013 às 08:50hs
A frase do presidente da Agrária, Jorge Karl, resume a evolução do WinterShow, que atinge sua décima edição em 2013. Desde a manhã desta quarta-feira (16/10), os campos da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), no distrito de Entre Rios, se tornaram sede da difusão de novidades tecnológicas.
Programação - A programação iniciou às 8h30 desta quarta-feira, com apresentações em sequência de três palestrantes convidados, no pavilhão central. À tarde haverá palestras simultâneas, com sete estações de pesquisas. As 60 empresas expositoras bateram o recorde de participantes, desde a primeira edição no formato atual, em 2004, quando houve 25 estandes de fornecedores e parceiros.
Pesquisadores - Os trabalhos dos pesquisadores da Fapa expõem a excelência das tecnologias desenvolvidas para trigo, cevada, canola, aveia, fertilidade, herbologia, fitopatologia e mecanização agrícola. As palestras simultâneas serão apresentadas a partir das 15h, neste primeiro dia. A dinâmica de máquinas, que oferece aos interessados a oportunidade de visualizar o funcionamento e testar as novidades tecnológicas, será realizada nos dias 17 e 18.
Balcão de negócios - A sexta-feira será dedicada ao balcão de negócios, intercalado com palestras. Todo o evento transcorre nos campos da Fapa, a exemplo da edição de 2012. “Entre Rios é um polo regional de difusão de tecnologia de cereais de inverno”, afirmou Jorge Karl. “Sempre temos novidades geradas pela Fapa ou pelos nossos parceiros de pesquisa e essas tecnologias são mostradas aos cooperados da Agrária e aos produtores da região Centro-Sul do Paraná”, destacou.
Maior produtividade - Não à toa, a região de Guarapuava possui a maior produtividade de cereais de inverno do Brasil. Os cooperados da Agrária bateram recordes de 4.400 kg/ha de cevada e 3.800 kg/ha de trigo (em 2011). As culturas de inverno são historicamente consideradas de risco, por estarem sujeitas a eventos extremos do clima, como a neve e as seguidas geadas registradas em 2013. Contudo, coube à pesquisa da Fapa desenvolver, ao longo dos anos, tecnologias e manejos, a fim de dirimir eventuais prejuízos.
Diretriz - “A pesquisa dá as diretrizes de como, quando e quanto plantar. Hoje, temos pesquisas consolidadas para cevada e trigo. Assim, tivemos perdas insignificantes em função da geada, se comparado com o restante do Sul do país”, avaliou o coordenador da Fapa, Leandro Bren.
Resultados locais - De acordo com Jorge Karl, o WinterShow 2013 apresentará novamente os resultados do trabalho de uma pesquisa voltada aos resultados locais. “Na Agrária, a pesquisa é o nosso norte em relação à atividade agrícola, até por ser bastante aplicada e focada em resultados regionais. E o WinterShow é uma forma de transferir esse conhecimento ao público, tanto aos cooperados quanto aos visitantes da região”, frisou.
Expositores - Dentre os 60 expositores presentes ao evento, destacam-se o Banco do Brasil, patrocinador ouro, bem como a Caixa Econômica Federal, a UPL e o Sindicato Rural de Guarapuava, patrocinadores prata do WinterShow 2013.
Site - A programação completa está disponível em: www.wintershow.com.br.
Fonte: Assessoria Agrária
◄ Leia outras notícias