Publicado em: 22/08/2014 às 07:50hs
Além dos lançamentos que serão apresentados pelas cerca de 650 marcas durante a MercoAgro Carne & Leite 2014, que será promovida de 9 a 12 de setembro, em Chapecó/SC, o evento contará ainda com uma série de atividades paralelas. Um dos destaques será a realização do I Workshop do Leite, que é voltado para a disseminação de conhecimento técnico e científico e destinado a profissionais ligados à indústria de processamento de leite. O workshop está programado para o dia 11 de setembro, das 8h15 às 13h30, no Auditório do Pavilhão Vermelho do Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi). O evento é organizado pelo Senai de Chapecó e a expectativa é de um público de cerca de 100 participantes.
A primeira palestra tem como tema Alternativas tecnológicas para redução do teor de sódio em produtos lácteos e será proferida por Alfredo Walter, que é engenheiro de aplicação e desenvolvimento de produtos lácteos da ICL FoodSpecialities. Em seguida, o técnico em obras públicas Asier Gutierrez Garate, abordará o tema Tratamento de efluentes em agroindústrias: uma alternativa sustentável para as indústrias lácteas. Por fim, o doutor em ciências agrárias Murilo Hadad Pires, que é diretor técnico da Divisão de Lácteos da Globalfood, falará sobre Tendências e Inovações em Lácteos.
Paralelamente ao I Workshop do Leite, será realizado também o X Seminário Internacional de Industrialização da Carne. Ele está programado para o dia 10 de setembro, das 8h30 às 19 horas, no Hotel Lang Palace de Chapecó e é organizado também pelo Senai. O ciclo de apresentações terá palestrantes nacionais e internacionais, devendo atrair técnicos, tecnólogos e engenheiros químicos e de alimentos, veterinários, profissionais e estudantes de áreas afins.
O tema central do seminário será “Inovação, Tecnologia e Competitividade na Indústria de Carnes”, com palestras sobre Estratégias criativas de competitividade na indústria, Evolução da tecnologia em processamento de carnes, Aplicação comercial da alta pressão em produtos frescos e prontos para o consumo na indústria de carnes: tendências e oportunidades globais, Desafios do Ministério da Agricultura frente à exportação e Barreiras Sanitárias, Tecnologia e otimização de rendimento de carne de frango.
Outra atividade a ser realizada junto com a MercoAgro 2014 será o Salão de Inovação. Trata-se de um espaço que envolve projetos inovadores de estudantes do Senai de Santa Catarina e de empresas parceiras na área de alimentos, integrando a programação técnica e científica do evento. O principal objetivo do Salão é estimular a pesquisa, a formação de parcerias e o desenvolvimento de novas tecnologias entre as empresas e o Senai.
Ainda em relação à difusão de conhecimento, a 10ª edição da MercoAgro, mais importante exposição do setor de processamento da proteína animal na América Latina, terá uma miniusina montada dentro do pavilhão de exposição, com capacidade para processar até 500 litros por dia. O projeto, cujo objetivo é atender as necessidades de pequenos produtores e profissionais da área, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais.
Mais uma novidade é a parceria inédita com a UNOCHAPECÓ, com o projeto Inova MercoAgro, no qual os profissionais presentes na feira terão a oportunidade de conhecer, por meio de visitas monitoradas, os projetos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos da universidade. Uma visão de futuro, que vai mostrar as tendências para as indústrias da carne e do leite. As visitas acontecem durante os 4 dias de feira, no campus da UNOCHAPECÓ (ao lado do Parque da EFAPI). Informações e inscrições gratuítas no estande da universidade.
Para movimentar ainda mais o ambiente de relacionamento e prospecção de oportunidades que a MercoAgro proporciona, serão realizadas as Rodadas e Sessões de Negócios, no estande do SEBRAE, entre os dias 10 e 12. Mais informações no local.
A realização da MercoAgro Carne & Leite pela BTS Informa conta com a promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, o patrocínio do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento, do SENAI Chapecó, da UnoChapecó e do Convetion & Visitors Bureau da cidade.
Outras informações: www.mercoagro.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa da MercoAgro 2014
◄ Leia outras notícias