Publicado em: 10/10/2013 às 14:20hs
Finalizado no último mês, o programa cumpriu sua proposta de contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho, oferecendo a ele uma visão empreendedora do negócio, com base principalmente nas oportunidades locais e regionais.
Segundo a instrutora Solange Regina Pinto, que abordou o tema “empreendedorismo”, um garoto de apenas 16 anos que trabalha como DJ já terminou o curso com uma empresa de locação de som montada como Micro Empreendedor Individual (MEI). Ele já tinha um pequeno equipamento de som e agora se tornou empresário. “O curso foi um sucesso absoluto. Os alunos saíram motivados e os resultados foram surpreendentes”, comemora.
Outros dois participantes de 17 anos pretendem registrar uma empresa de doma e outros cuidados na área de Equideocultura, prestando serviços para os fazendeiros da região. Um deles é o estudante Kaio Felizx Barros, que já trabalha com doma, ferrageamento e preparação de equinos para apresentação em pista e pretende abrir o negócio já no próximo ano. "Quero abrir um centro de treinamento para trabalhar com equinos. Tenho um colega que quer abrir comigo, mas isso só será possível no ano que vem", explicou.
O mobilizador da Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata, João Batista Lima, conta que há uma grande demanda pelo curso na região. Cerca de 50 jovens se candidataram ao programa, mas devido ao número limitado de vagas das duas turmas, apenas 27 puderam participar. Eles são filhos de produtores rurais em sua maioria e lidam com Equideocultura no dia a dia. “Temos tradição com várias cavalgadas durante o ano e existem pessoas aqui que vivem deste ramo. Há no município o Clube do Cavalo e algumas moças integram o Grupo Sem Rédeas”, contextualiza.
Com duração de 140 horas, o programa foi dividido em quatro módulos: Doma e Pista, Alimentação, Ferrageamento e Empreededorismo. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, Rancho Mãe D’Água, Rancho Art e Escola Estadual Marques Afonso. Este já o terceiro Programa Jovem no Campo desenvolvido pela Associação, que também já ofereceu o programa nas vertentes de Apicultura, Floricultura e Bovinocultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias