Publicado em: 29/08/2013 às 07:40hs
A premiação faz parte das comemorações dos 20 anos dos Comitês PCJ e tem o objetivo de valorizar o trabalho jornalístico voltado às divulgações sobre água e seus diversos usos, rios, mananciais e escassez de recursos hídricos.
Jornalistas de portais, sites e blogs também podem se inscrever na categoria Jornal Institucional, que abrange publicações divulgadas em jornais, boletins e informativos, sejam eles impressos ou on-line, que tenham sido postadas a partir de 1º janeiro de 2011.
De acordo com o secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, as matérias jornalísticas e trabalhos acadêmicos das faculdades de jornalismo auxiliam na conscientização da sociedade sobre a importância do tema e o impacto direto na vida dos cidadãos. “A ideia da premiação é valorizar os profissionais e estudantes que escrevem sobre o assunto, que é amplo e abrangente. Também queremos incentivar a elaboração de novas matérias jornalísticas”, comenta Moretti.
O secretário dos Comitês PCJ ainda destaca que no site do prêmio existem textos de suporte para quem quer se informar mais sobre o tema. “Para quem tem textos prontos ou para quer desenvolver uma nova matéria, as informações do site podem contribuir na contextualização do assunto. Além disso, a Agência das Bacias PCJ possui um acervo que pode ser consultado”, convida, enfatizando que os interessados em receber esse material de apoio podem enviar um e-mail para: comunicapcj@agenciapcj.org.br.
Os Comitês PCJ gerenciam anualmente cerca de 40 milhões de reais anuais para serem aplicados em projetos com ênfase em saneamento básico e outras ações pertinentes. Atualmente, as Bacias PCJ somam mais de cinco milhões de habitantes. Ao longo das últimas duas décadas, o trabalho dos Comitês teve conquistas importantes como a contribuição para o aumento no índice de tratamento de esgoto e a implantação do instrumento de gestão e cobrança pelo uso da água (que propicia a geração de recursos financeiros para investimentos em projetos de melhorias nas Bacias PCJ), isso para garantir água em quantidade e de qualidade.
Para participar do Prêmio Yara de Comunicação, jornalistas e estudantes de jornalismo devem inscrever trabalhos publicados de janeiro de 2011 até o dia 20 de setembro de 2013 (data de encerramento das inscrições), no site www.premioyara2013.com.br. O Prêmio Yara de Comunicação premiará o primeiro e o segundo colocados em R$5.000 e R$ 3.000, respectivamente, nas seguintes categorias:
- Jornalismo impresso - Matérias divulgadas em mídia impressa. Para esta categoria serão premiadas duas subcategorias: Jornais com periodicidade diária ou semanal, e Revistas.
- Jornal Institucional – matérias divulgadas em jornais, boletins e informativos, impressos ou on-line, produzidos por instituições jornalistas e diversas.
- Trabalho Universitário – matérias divulgadas em jornal interno e externo, revista laboratório, mostra acadêmica ou outros tipos de divulgação, tais como: boletins, informes e jornal mural de caráter experimental.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por jornalistas e comunicadores de várias esferas. Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que acontecerá na cidade de Piracicaba no dia 22 de novembro de 2013, em Piracicaba. Além da comemoração dos 20 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), este ano também se comemoram os 10 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ Federal) e os 5 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ).
Fonte: Engenho da Notícia
◄ Leia outras notícias