Outros

Massey Ferguson premia jornalistas e estudantes por melhores trabalhos sobre agronegócio no Mercosul

Vencedores foram eleitos por júri de acordo com a produção, investigação e apuração de dados, fontes entrevistadas, relevância e abrangência do tema


Publicado em: 07/10/2013 às 07:10hs

Massey Ferguson premia jornalistas e estudantes por melhores trabalhos sobre agronegócio no Mercosul

Na noite do dia 3, em cerimônia no Átrio Santander Cultural, em Porto Alegre, foram conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. O evento reuniu jornalistas que se destacaram na divulgação do agronegócio nos países do Mercosul. Também estiveram presentes profissionais de comunicação dos principais veículos do Rio Grande do Sul e executivos da Massey Ferguson e da AGCO.

Na ocasião o vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para América do Sul André Carioba e o diretor comercial da Massey Ferguson Carlito Eckert destacaram a valorização dos profissionais de imprensa pela premiação. “Em 2013 o Prêmio Massey Ferguson também deu mais mostra do seu reconhecimento entre os profissionais de imprensa. E isso é muito gratificante”, afirmou Carioba. Ele ainda comentou em seu discurso que o agronegócio brasileiro vive um momento muito especial da sua história e os reflexos positivos podem ser percebidos nos diferentes elos da cadeia de produção. A expectativa é que o setor de máquinas encerre mais um ano histórico na comercialização de máquinas e implementos para agricultura.

Oito jurados, profissionais renomados da área da comunicação e agronegócio selecionaram os finalistas após análise dos 252 trabalhos inscritos nas categorias jornal, revista, TV, multimídia, fotojornalismo, estudantes e Mercosul. Os vencedores foram eleitos por toda a Comissão Julgadora de acordo com a produção, investigação e apuração de dados, fontes entrevistadas, relevância e abrangência do tema. Além disso, a comissão julgadora do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo decidiu por unanimidade conceder a Homenagem Especial do Júri – Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro ao jornalista Fernando Lopes, editor de economia do jornal Valor Econômico. A escolha levou em consideração o esforço, sucesso e qualidade na divulgação jornalística de assuntos vinculados ao agronegócio.

O estado de São Paulo somou 43% das inscrições, fazendo da região Sudeste líder do ranking do prêmio. “Também tivemos um número expressivo de inscrições do Rio Grande do Sul, que representa quase 20% do total de participantes”, afirmou Carlito Eckert. Os primeiro colocados das categorias TV, Jornal, Revista, Multimídia e Fotojornalismo receberam R$ 10 mil cada um. Os vencedores da categoria Estudante, R$ 5 mil e do Mercosul, uma viagem para o Rio de Janeiro com acompanhantes. Nesta edição, pela primeira vez, os segundos e terceiros colocados também foram premiados com um Tablet e uma câmera fotográfica, respectivamente.

Conheça os vencedores do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo 2013:

Categoria Multimídia

Ed Wanderley com o trabalho “Sertão Doce” publicado no Diário de Pernambuco Online dia 26 de dezembro de 2012.

Categoria Fotojornalismo:

Sérgio Ranalli com o trabalho “O plantador de flores” publicado na Folha de Londrina dia 04 de junho de 2013.

Categoria Jornal

Bruna Karpinski com o trabalho “Crianças no campo” publicado no jornal Correio do Povo dia 30 de junho de 2013.

Categoria Revista

Vera Ondei com o trabalho “A carne nossa de cada dia” publicado na revista Dinheiro Rural na edição de maio de 2013.

Categoria TV:

Ana Lúcia Kist com o trabalho “Uvas irrigadas no semiárido” exibido no Canal Rural dia 9 de março de 2013.

Categoria Estudantes

Paulo Palma Beraldo, estudante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o trabalho “Da terra à mídia” publicado no dia 25 de junho de 2013.

Categoria Mercosul

Fernando Bertello com o trabalho “Web y alambre, una nueva forma de trabajar” publicado no jornal La Nación no dia 8 de dezembro de 2012.

Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro

Fernando Lopes, editor de economia do jornal Valor Econômico.

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias